Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4750
Título: A avaliação externa das escolas e o seu impacto nas práticas de liderança em meio escolar
Autor: Tavares, Ana
Seabra, Filipa
Henriques, Susana
Palavras-chave: Avaliação externa
Práticas de liderança
Desenvolvimento organizacional
Data: 2015
Editora: Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Citação: Tavares, Ana; Seabra, Filipa; Henriques, Susana - A avaliação externa das escolas e o seu impacto nas práticas de liderança em meio escolar. In. Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas, Braga, 2015. "Seminário ... [Em linha] : atas". Organizado por José Augusto Pacheco; Joana Sousa; Natália Costa. Braga : Universidade do Minho, 2015. ISBN 978-989-8525-42-0. p. 111-117
Resumo: O primeiro ciclo da avaliação externa das escolas (AEE) públicas em Portugal, iniciado em 2006, visou aferir a qualidade das organizações educativas. Este processo insere-se num movimento de mudança o qual decorre da pressão social exercida sobre a escola para que esta proceda a um ajustamento do seu currículo, bem com ao modo de o gerir, adequando-se assim a oferta escolar às necessidades da sociedade. Foi objetivo da AEE compreender as variáveis que poderiam explicar as regularidades e irregularidades nelas observadas contribuindo, assim, através de mecanismos de informação retroativa e prospetiva, para o aperfeiçoamento e progresso das mesmas. Entre as variáveis tidas como relevantes na organização escolar pela tutela encontra-se a liderança a qual constituiu um dos domínios alvo desse processo avaliativo. O presente artigo surge no âmbito de uma investigação de Doutoramento intitulada “A avaliação externa das escolas e seu impacto nas práticas de liderança num agrupamento de escolas: um estudo de caso”. Conhecer e compreender como se posicionam os vários agentes duma comunidade educativa, sobre os impactos da AEE ao nível das lideranças num agrupamento de escolas são os objetivos deste estudo. A realização de entrevistas e a aplicação de questionários a elementos da comunidade educativa, aliados a análise de documentos oficiais, permitir-nos-á aceder a informação. A mesma constituiu um contributo que poderá ajudar a melhorar as práticas de liderança assim como futuros processos avaliativos a implementar. A realização das primeiras entrevistas a elementos do conselho pedagógico permite-nos avançar com alguns dados interessantes. Assim, genericamente, os entrevistados recolhessem à AEE um efeito positivo nas lideranças no que toca, nomeadamente, à definição de metas e planos de ação para a consecução das mesmas
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4750
ISBN: 978-989-8525-42-0
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

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