Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4749
Título: Perceções dos docentes de uma escola secundária sobre o processo de avaliação externa
Autor: Morgado, José Carlos
Seabra, Filipa
Palavras-chave: Avaliação externa de escolas
Autoavaliação
Mudanças (curriculares, organizacionais, pedagógicas)
Data: 2015
Editora: Centro de Investigação em Educação / Instituto de Educação
Citação: Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa - Perceções dos docentes de uma escola secundária sobre o processo de avaliação externa. In Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas, Braga, 2015. "Seminário ... [Em linha] : atas". Organizado por José Augusto Pacheco; Joana Sousa; Natália Costa. Braga : Universidade do Minho, 2015. ISBN 978-989-8525-42-0. p. 80-89
Resumo: Uma das principais preocupações políticas e pedagógicas relativas à Avaliação Externa de Escolas (AEE) é o impacto que esse processo produz ao nível das instituições escolares, quer ao nível da prestação de contas, quer ao nível do serviço educativo que prestam. Neste contexto, um conjunto de universidades portuguesas tem vindo a desenvolver um projeto de investigação que visa identificar os efeitos e impactos da Avaliação Externa de Escolas (PTDC/CPE-CED/116674/2010). Insere-se neste projeto um conjunto de estudos de caso através dos quais se pretende validar algumas informações recolhidas através de outros procedimentos de recolha de dados desenvolvidos previamente e a uma escala mais ampla. A presente comunicação dá conta de resultados parciais de um destes estudos de caso, que teve lugar numa escola secundária da região Norte do país. Concretamente, apresentam-se dados de um inquérito por questionário que pretendeu dar voz a um dos grupos de interlocutores mais privilegiados na mudança da escola – os professores –, uma vez que estão no cerne dos processos avaliativos que aí se desenvolvem, usufruindo da possibilidade de neles participarem quer como sujeitos quer como objetos de avaliação. Além do mais, da implicação e atuação dos docentes depende, aliás, em grande medida, o impacto das mudanças que a AEE possa produzir. Os resultados apresentados indicam impactos e efeitos aos níveis curriculares, organizacionais e pedagógicos, com destaque para o domínio da autoavaliação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4749
ISBN: 978-989-8525-42-0
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Morgado e Seabra SIAEENS 2015.pdf6,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.