Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4721
Título: A Wikipédia como recurso educacional aberto : práticas formativas e pedagógicas no Ensino Básico Português
Autor: Pestana, Filomena
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Ensino básico
2º Ciclo
3º Ciclo
Projetos de educação
Formação de professores
Recursos educacionais abertos
Wikipédia
Supervisão
Pedagogical supervision
Teacher training
2nd and 3rd cycles of Portuguese Basic Education
Wikipedia
Wikipedia Education Program
Data de Defesa: 2015
Citação: Pestana, Filomena - A Wikipédia como recurso educacional aberto [Em linha] : práticas formativas e pedagógicas no Ensino Básico Português. Lisboa : [s.n.], 2015. 202 p.
Resumo: A Internet veio permitir o acesso aos outros, à informação de forma diversa e rápida. A educação está também inserida neste processo de globalização no qual as TIC assumem um papel de destaque e se apresentam como uma forma mais atrativa para a promoção e o desenvolvimento das aprendizagens. Assim, assume-se que o professor deverá considerar a premência da inserção do aluno na sociedade tecnológica, cada vez mais presente e exigente. Neste âmbito, destaca-se um fenómeno sem precedentes, a Wikipédia, que é um Recurso Educacional Aberto utilizado em grande escala, nomeadamente no campo educativo e académico, embora ainda necessite de ser integrada nas atividades letivas. Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local apresentado neste documento. Este projeto, que se integra num quadro de Supervisão Pedagógica, mais especificamente no âmbito da Formação de Professores, decorreu numa escola do 2.º e 3.º Ciclos do distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas, uma do 6.º e outra do 8.º ano. A formação de professores desenvolvida foi ministrada em modalidade de blended-learning tendo atingido os objetivos a que se propôs. Adotámos a metodologia de projeto com base em autores de referência nesta área. Como tal, organizámos o nosso trabalho em torno de quatro fases principais, a saber: Diagnóstico; Planificação; Aplicação/execução; Avaliação. Relativamente ao tratamento dos dados recorreu-se à estatística descritiva para os dados quantitativos e à análise de conteúdo para os dados qualitativos. Dos resultados obtidos salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e a satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatámos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos do ensino básico.
The Internet has allowed a quick and different access to other people and to information. Education is also included in this globalizing process in which ICT plays a leading role and presents itself as a more attractive way for the promotion and the development of learning. Thus, it is assumed that the teacher should consider the urgency of the introduction of students in technological society, increasingly present and demanding. In this context, there is an unprecedented phenomenon, Wikipedia, which is an Open Educational Resource used on a large scale, particularly in the educational and academic field. However, it still needs to be integrated into school activities. Therefore, it is important to invest in teachers training and explore with them the potential of this global project, which we have sought by developing the local project presented in this document. This Project is anchored in an Educational Supervision framework, specifically in the scope of Teacher Training held in a school of the 2nd and 3rd cycles at Lisbon, involving two teachers and two classes, of the 6th and 8th grades. The training of teachers followed a blended learning approach, having reached the goals proposed. We adopted the project methodology, based on acknowledged authors in this field. Hence, we organized our work in four main stages: Diagnosis; Planning; Application/Implementation; Evaluation. The collected data was analyzed by resorting to statistics and content analysis. As a conclusion, we highlight the quality of the work developed with the classes, and, on the other hand, the recognition by the teachers of the relevance of the training and their overall satisfaction. In a word, we witnessed that the training and the teaching practices had a real impact on the work in the classroom. So, we hope that this work can be maintained and extended to other teachers and students of Portuguese Basic Education
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4721
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMSP_FilomenaPestana.pdf4,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.