Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4701
Título: Representações dos professores acerca da formação contínua como meio modificador de práticas pedagógicas
Autor: Faustino, Margarida Alexandra Freire
Orientador: Henriques, Susana
Palavras-chave: Educação
Formação contínua
Professores
Representações sociais
Perceções
Métodos pedagógicos
Continuous training
Teachers
Pedagogic practices and representations
Data de Defesa: 2015
Citação: Faustino, Margarida Alexandra Freire - Representações dos professores acerca da formação contínua como meio modificador de práticas pedagógicas [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2015. 157 p.
Resumo: O trabalho que aqui se apresenta pretende ser um estudo de investigação feito com base num questionário aplicado a educadores e professores de vários níveis de ensino e de vários pontos do País. Situa-se no domínio da formação contínua de professores e no contributo que esta pode dar no sentido de alterar práticas pedagógicas e modificar práticas nas escolas, melhorando a atividade pedagógica e a promoção do desenvolvimento profissional dos professores. Pretende identificar representações dos inquiridos acerca da formação contínua e do que esta representa na sua vida profissional. Tem como base de investigação seis questões de estudo, formuladas de acordo com o que se pretende investigar e que pretendem dar resposta ao seguinte problema; perceber de que forma é que os educadores e professores percecionam a formação contínua como meio transformador de práticas pedagógicas e quais as representações que têm acerca desta. A amostra é constituída por professores de diferentes agrupamentos de escolas e diferentes partes do País. O estudo inclui a discussão dos resultados e a sua comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de mais pesquisas, em função de outras variáveis dos professores (pessoais, escolares e familiares), ao longo do tempo de vida profissional. Pretende-se também perceber a influência da formação contínua na escola enquanto organização e de que forma a formação é geradora de uma diferença de práticas nas escolas, que seja passível de identificar e caracterizar. Pretende-se ainda que os resultados se aproximem de estudos prévios e destaca-se a importância de contextos facilitadores do conhecimento de como se faz a formação contínua dos professores e perceber se esta colmata falhas na formação inicial destes e na escola enquanto unidade organizacional. Neste estudo constatou-se que a maioria dos professores considera que a formação deve ser realizada em contexto e ajustada à realidade concreta, a formação deve ainda permitir a reflexão sobre as práticas, valorizar saberes dos professores e promover o trabalho colaborativo. O estudo termina com sugestões de futuras investigações.
The work presented herein aims to be an investigative study based upon a questionnaire applied to teachers of various schooling levels from various parts of the country (Portugal). Its domain is teacher’s continuous formation and the contribution that this may provide to the changing of pedagogic practices. The intent is to identify the enquired teachers’ representations about continuous formation and what this represents to their professional life. Its investigative base is six study questions, formulated according to what is intended to be investigated, aiming to answer the following problem; to understand how teachers perceive continuous formation as a means of transformation of pedagogic practices and what representations they have about this. The sample consists of teachers of different ages from different school groups. The study includes a discussion of the results and their comparison with other investigations, citing the need for more research in terms of other teacher’s variables (personal, school and family), along their working life. We also intend to perceive the influence of continuous formation in the school as an organization and how the formation generates a difference in practices in schools, which can be identified and characterized. It’s further intended that the results approach those of previous studies and we highlight the importance of knowledge context facilitators of how to do continuous training of teachers and understand if it fills gaps in the teacher’s initial training and in the school whilst organizational unit. In this study we found that the majority of teachers consider that formation should be done within context and adjusted to a concrete reality, formation should allow reflection about practices, value teacher’s knowledge and promote collaborative work. The study concludes with suggestions for future research.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4701
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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