Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4525
Título: A educação musical transformada : modelos emergentes na aprendizagem da música no ensino básico
Autor: Rolo, Rui
Palavras-chave: Educação musical
Arte digital
Tecnologia digital
Média
Didática
Processos de aprendizagem
Métodos pedagógicos
Ensino primário
Data de Defesa: 2014
Citação: Rolo, Rui - A educação musical transformada [Em linha] : modelos emergentes na aprendizagem da música no ensino básico. [S.l.] : [s.n.], 2014. 251 p.
Resumo: Este trabalho incide sobre uma investigação de carácter educacional. Pretende-se investigar o processo de aprendizagem através de algumas aplicações multimédia, nomeadamente, um jogo aplicado em sala de aula, o jogo Sing-Star, e uma App designada Instrumentos Musicais, artefacto digital criado pelo investigador para utilizar com alunos do Ensino Básico em Educação Musical. Esta investigação pretende averiguar se estes instrumentos multimédia são um bom veículo de transmissão de conhecimentos e se facilitam as aprendizagens funcionando como complemento, comparativamente a uma aula denominada de «tradicional». O estudo recai sobre a observação dos alunos em aula e da análise de dados resultantes de testes, dados e de um questionário aplicado em sala de aula. Prevê-se a divulgação ao meio educacional dos resultados da investigação se se verificar que, numa escala mais alargada, os resultados proporcionam uma aprendizagem eficaz na mesma medida que uma aula tradicional o faria.
Descrição: Tese de Doutoramento em Média-Arte Digital, apresentada à Universidade Aberta em associação com a Universidade do Algarve
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4525
Aparece nas colecções:Média-Arte Digital

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_RuiRolo.pdf19,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.