Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4514
Título: Alguns contributos da linguística para a classificação dos textos literários
Autor: Silva, Paulo Nunes da
Palavras-chave: Tipologia textual
Género
Linguística Textual
Tipos de textos
Tipos de sequências textuais
Tipos de discurso
Data: Jun-2015
Editora: Associação de Professores de Português
Citação: Silva, Paulo Nunes da - Alguns contributos da linguística para a classificação dos textos literários. In Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 11, Évora, 2015 - "Literatura e gramática [Em linha] : um diálogo infinito : atas". Lisboa : APP, 2015. ISBN 978-989-96117-2-6. 45 p.
Resumo: Nas duas últimas décadas, vários autores das áreas da Linguística Textual e da Análise do Discurso (entre os quais se destacam Jean-Michel Adam, André Petitjean e Dominique Maingueneau) teorizaram sobre classificações textuais e respetivos critérios definitórios. Essas reflexões permitiram esclarecer e sistematizar algumas questões que são importantes do ponto de vista teórico e particularmente úteis para o contexto didático, nomeadamente no âmbito de disciplinas em que a análise de textos é central. O objetivo do presente artigo consiste em recensear os seus principais contributos, aplicando-os às classificações dos textos literários, e, em particular, à sua abordagem na sala de aula. A reflexão começa por incidir sobre i) a distinção entre classificações que assentam num único critério (tipos de textos, tipos de sequências textuais) ou em mais do que um critério (tipos de discurso, géneros) (Petitjean 1989), e ii) a explicitação da natureza dos critérios inerentes a essas classificações (Adam 2001, Maingueneau 1998). Apresentadas estas propostas, são sublinhadas as que consideramos mais pertinentes usar em contexto didático, e aplicadas a textos literários recomendados pelos programas de Português do ensino básico e secundário. Por fim, são dissecadas as propriedades que permitem inserir alguns desses textos nas classes em que consensualmente são incluídos (com destaque para textos dos géneros romance, epopeia, conto e soneto). Pretende-se, deste modo, apresentar uma sistematização operatória de classes de textos literários que seja aplicável na sala de aula e que esteja em conformidade com o que está previsto nos programas de Português. A dimensão pedagógica da reflexão constituirá um apoio aos professores do ensino básico e secundário na didatização dos conceitos abordados. As reflexões apresentadas são extensíveis a textos de outros géneros literários (como a novela, a cantiga, o auto, etc.), de outros tipos de discurso (como o discurso jornalístico, o discurso académico, etc.) ou de géneros avulsos (como a carta, o horário, o relatório, etc.).
Descrição: Comunicação apresentada no 11º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4514
ISBN: 978-989-96117-2-6
Versão do Editor: http://www.app.pt/6075/11-o-encontro-nacional-da-associacao-de-professores-de-portugues/
Aparece nas colecções:Linguística - Comunicações em congressos, conferências / Linguistics - Communications in congresses, conferences

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo Nunes da Silva Alguns contributos.pdf588,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.