Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/450
Título: O eu e o outro : Dr. Jekyll vs Mr. Hyde : David Bowie vs Ziggy Stardust
Autor: Ramos, Isabel Patrícia da Silva Fidalgo Batista
Orientador: Marques, Maria do Céu
Palavras-chave: Literatura inglesa
Cultura inglesa
Sociedade inglesa
Século XIX
Século XX
David Bowie
Alter-ego
Ziggy Stardust
Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Glamrock
English culture
English literature
English society
Data de Defesa: 2005
Citação: Ramos, Isabel Patrícia da Silva Fidalgo Batista - O eu e o outro [Em linha] : Dr. Jekyll vs Mr. Hyde : David Bowie vs Ziggy Stardust. Lisboa : [s.n.], 2005. 164 p.
Resumo: No início da década de 70 do século passado, David Bowie editou um álbum conceptual, TheRise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, sobre um alien que veio à terra trazer a salvação. De modo a tornar os seus concertos mais apelativos do ponto de vista estético e para superar a sua própria timidez quando se apresentava em público, Bowie criou o alter-ego Ziggy Stardust. O caminho traçado pelo cantor nesta fase da sua carreira artística pode ser comparado com o de Dr. Jekyll, personagem principal da obra literária de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde. O médico e o cantor desenvolveram alter-egos que, numa primeira fase, os auxiliaram a atingir os seus propósitos. Bowie apresentou espectáculos únicos ao apresentar-se de forma irreverente e marcante para a época e Dr. Jekyll deu asas ao seu desejo de quebrar os códigos das convenções morais da época vitoriana. Neste trabalho pretendemos estabelecer o paralelo entre as vivências do cantor e da personagem de Stevenson no que respeita à relação com o alter-ego, o modo como ambos lidaram com este, o consumo de drogas e as consequências que resultaram para as suas personalidades
Résumé: Au xx.e siècle, au début des années 70, David Bowie a édité un album conceptuel, The rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, à propos d’un extraterrestre, descendu sur la Terre pour la sauver. Afin de faire de ses concerts, des spectacles plus attirants du point de vue esthétique et vaincre sa propre timidité devant le public, Bowie a créé son alter ego Ziggy Stardust. Le chemin tracé par le chanteur, à ce moment de son parcours artistique, peut être comparé à celui de Dr. Jekyll, le personnage principal de l’oeuvre littéraire de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde. Le médecin et le chanteur ont développé des alter egos qui, au début, les ont aidés à atteindre leurs objectifs. Bowie a créé des spectacles uniques et s’est fait remarquer, grâce à ses exhibitions irrévérentes et marquantes pour l’époque, et Dr. Jekyll a donné carrière à son désir de briser les codes des conventions morales de l’époque victorienne. Au cours de ce travail, on veut établir un parallèle entre les expériences du chanteur et celles du personnage de Stevenson, en ce qui concerne leurs rapports avec leurs alter egos, leurs façons d’agir avec eux, la consommation de drogues et leurs conséquences sur leurs personnalités
Abstract: In the beginning of the last century’s 70’s decade, David Bowie released a conceptual album, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, about an alien who came to earth to bring salvation. To make is concerts more appealing in an esthetic point of view and to overcome his own shyness when he presented himself on stage, Bowie created the alter-ego Ziggy Stardust. The path laid down by the singer in this stage of his artistic career can be compared to the one led by Dr. Jekyll, the main character of the literary work of Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr Jekyll and Mr. Hyde. The doctor and the singer developed alter-egos which, initially, helped them to achieve their goals. Bowie performed unique shows, presenting himself in a distinctively irreverent way for that time and Dr. Jekyll gave wings to his desire to break the moral convention codes of the Victorian times. By the present dissertation, it is our aim to establish the parallel between the life experiences of the singer and Stevenson’s character, regarding their relation with the alter-ego, the way they both dealt with them, the drug consumption and the consequences to their personalities
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos Ingleses apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/450
Aparece nas colecções:Mestrado em Estudos Ingleses / Master's Degree in English Studies - TMEI

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