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Título: A educação básica e secundária e a formação do cidadão-trabalhador do séc. XXI : gestão estratégica das competências?
Autor: Oliveira, Alexandre Lopes de
Orientador: Teixeira, António
Sousa, António Evangelista de
Palavras-chave: Ensino básico
Ensino secundário
Educação
Política da educação
Professores
Perceção
Competência
Planeamento da educação
Pedagogia
Competence(s)
Educational management
Globalization
Educational change
Restructuring curriculum
Curricular reform
Data de Defesa: 2014
Citação: Oliveira, Alexandre Lopes de - A educação básica e secundária e a formação do cidadão-trabalhador do séc. XXI [Em linha] : gestão estratégica das competências?. [S.l.] : [s.n.], 2014. 2 vol.
Resumo: A Reorganização Curricular do Ensino Básico e a Reforma do Ensino Secundário, corporizadas através do Dec.-Lei nº 6/2001 e Dec.-Lei nº 74/2004, respetivamente, introduziram no contexto educativo português o conceito de competência como eixo estruturante das políticas curriculares. Assumindo, por um lado, a polissemia do conceito e a multiplicidade das suas implicações, tomando em linha de conta a sua origem (mundo do trabalho) e difusão através de organizações e contextos supranacionais e, por outro lado, a relevância fundamental do papel dos professores enquanto gestores pedagógicos, capazes de determinar o sucesso ou insucesso das políticas educativas, na medida em que, pela sua ação de recontextualização, o currículo prescrito se transforma em currículo real, entendemos como essencial conhecer as formas de apropriação do conceito de competência por parte dos professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário, assim como as suas implicações na gestão pedagógica (práticas curriculares de planificação, lecionação e avaliação). Face aos objetivos definidos, delineámos a metodologia de investigação recorrendo à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados/informação e a análise de conteúdo como técnica de análise desses dados/informação. Concretamente falando, construímos, validamos e aplicamos uma entrevista semiestruturada, referente ao conceito de competência e às suas implicações na gestão pedagógica levada a cabo pelos professores, aplicada a docentes de diferentes disciplinas e dos diferentes níveis do Ensino Básico e do Ensino Secundário, na região do Porto e Grande Porto (Gaia, Gondomar, Maia, Valongo, Resende). Os resultados do estudo parecem-nos apontar no sentido de uma apropriação superficial do conceito de competência, encontrando reduzida tradução ao nível da gestão pedagógica dos professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
The Curricular Reorganization of Basic/Elementary Education and the Reform of Secondary Education systems, determined by Decree-Law nº 6/2001 and Decree-Law nº 74/2004, respectively, introduced into the Portuguese educational context the concept of Competence as a structural axis of curriculum policies. Considering, on the one hand, the polysemy of the concept and the multiplicity of its implications and taking into account its origins (labour/work) and diffusion through organizations and supranational contexts, and, on the other hand, the fundamental relevance of the role of teachers while pedagogical managers who, are able to determine the success or failure of educational policies, to the extent, that through their actions the prescribed curriculum becomes real. We understand how essential it is to know the forms of adequacy of the concept of competence/ competency on the part of teachers of the Basic/Elementary and Secondary Education systems, as well as its implications on educational management (curricular planning practices, teaching and evaluation/assessments). To meet our defined objetives, a form of research methodology was established which involved using semisstructured interviews as a technique for collecting data/ information and the content analysis as a technique for analysing the acquired data/ information. Specifically speaking, we devised, validated and applied a semisstructured interview referring to the concept of competence/competency and its implications in pedagogical management/orientation undertaken by teachers. This undertaking was applied to teachers of various different subjects and levels of Basic/Elementary and Secondary education systems in the Porto and greater Porto region (Gaia, Maia, Maia, Valongo, Resende). The results of the study seem to direct us towards a superficial appropriation of the concept of competence/competency therefore, encountering a reduced interpretation/translation at the level of pedagogical management of teachers in Primary and Secondary Education.
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4482
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