Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4444
Título: O ensino de português em Espanha : propostas didáticas interartes
Autor: Silva, Paula Fialho
Orientador: Sequeira, Rosa Maria
Palavras-chave: Ensino de línguas
Língua portuguesa
Competência
Interculturalismo
Português língua não materna
Espanha
Intercultural competence
Intercultural communicative competence
Common European Framework of Reference for Languages
Portuguese as a foreign language
Data de Defesa: 2015
Citação: Silva, Paula Fialho - O ensino de português em Espanha [Em linha] : propostas didáticas interartes. [S.l.] : [s.n.], 2015. 107 p.
Resumo: Vivemos na era da globalização, do plurilinguismo e da heterogeneidade cultural. Como cada vez há mais contactos entre culturas diferentes, nos dias de hoje, a promoção da Competência Intercultural é de grande importância. Esta competência deverá ser desenvolvida na aula de língua estrangeira, nomeadamente, na aula de Português Língua Não Materna ou Português Língua Estrangeira de modo a que sejam abordados conteúdos culturais mais aprofundados que propiciem aos alunos uma melhor perceção da identidade e da relação Eu/Outro. Sendo assim, qual é papel do professor de Português Língua Não Materna? O seu papel é fundamental na promoção da Competência Intercultural porque, em muitos casos, os materiais didáticos utilizados nas aulas só contemplam a competência linguística (lexical e gramatical). O Professor deverá, pois, analisar a realidade do país em que se encontra a lecionar e produzir materiais que convoquem a cultura portuguesa e a cultura desse país. O objetivo principal deste projeto é apresentar propostas didáticas recorrendo à literatura, ao cinema e à música, e convocar as culturas portuguesa e espanhola, porque estas foram elaboradas a pensar nos professores do Camões, I.P. que lecionam em Espanha. Importa mencionar que as propostas foram elaboradas de acordo com os níveis de proficiência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
We live in the era of globalization, multilingualism and cultural diversity. As these days there are more and more contacts between different cultures, the promotion of intercultural competence is of great importance. This competence should be developed in a foreign language class, in particular, in the class of Portuguese as a non-native language or Portuguese as a Foreign Language in order to cover more in-depth cultural contents that provide students with a better perception of identity and the relationship between Self and Other. So, what is the role of the teacher of Portuguese as a Foreign Language? His role is essential in promoting intercultural competence because, in many cases, the teaching materials used in classes only include the linguistic skills (lexical and grammatical skills). The teacher should therefore examine the reality of the country where he teaches and produce materials that convene the Portuguese culture and the culture of his country. The main objective of this project is to present educational proposals using literature, cinema and music, and call the Portuguese and Spanish cultures, because they were made while thinking of the teachers of Camões, I.P. that teach in Spain. It is worth mentioning that the proposals were prepared in accordance with the levels of proficiency of the Common European Framework of Reference for Languages.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4444
Aparece nas colecções:Mestrado em Português Língua Não Materna / Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM

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