Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4419
Título: Resolução de problemas ambientais entre as populações e a indústria local através do diálogo : o estudo de caso do concelho de Sines
Autor: Barroqueiro, Álvaro
Orientador: Caeiro, Sandra
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Resolução de problemas
Conflito
Mediação
Relações interpessoais
População
Indústria
Qualidade do ambiente
Estudo de casos
Sines
Environmental citizenship
Conflict resolution
Public participation
Dialogue platforms
Environmental quality
Data de Defesa: 2014
Citação: Barroqueiro, Álvaro - Resolução de problemas ambientais entre as populações e a indústria local através do diálogo [Em linha] : o estudo de caso do concelho de Sines. Lisboa : [s.n.], 2014. 208 p.
Resumo: Problemas ambientais acontecem frequentemente nas áreas de fronteira entre aglomerados populacionais e instalações industriais, sendo o concelho de Sines um caso paradigmático, onde os conflitos entre a população e a indústria se verificam há já várias décadas. Para se perceberem as suas razões, foi realizado um estudo de caso no concelho de Sines. Embora os resultados obtidos não evidenciem uma clara situação de poluição ambiental, constata-se no entanto existir uma situação de conflito, que opõe a população à indústria local. Realizaram-se igualmente dois inquéritos por questionário, aplicados a atores-chave do Concelho, de modo a compreenderem-se as relações sociais e ambientais quer da população quer da indústria de Sines. Os resultados dos questionários foram posteriormente tratados com recurso à estatística descritiva e análise de conteúdo. Este trabalho demonstrou a importância do tema do ambiente para os Sineenses, e a disponibilidade da população e da indústria de Sines para a colaboração na proteção do ambiente. Este trabalho identificou ainda elementos fundamentais para o estabelecimento de plataformas de diálogo e que contribuem para uma melhor integração a nível ambiental entre as populações e a indústria, tendo em vista a promoção da cidadania e o desenvolvimento sustentável, dos quais se destaca a comunicação para a promoção da participação pública, a proximidade como fator na perceção do risco, e a construção da confiança através do envolvimento da população em processos de decisão ambiental. Como desenvolvimento futuro propõe-se a realização de um estudo projeto para a implementação de um programa de educação para a sustentabilidade, e do diálogo social entre a população e a indústria de Sines.
Environmental problems often occur in border areas between local population and industrial facilities. Sines is a paradigmatic case where conflicts between the population and industries occur for some decades. In order to understand the reasons of this, a case study was performed to Sines’s municipality. Although results could not evidence a clear situation of environmental pollution, a situation of conflict exists which turns the population against the local industry. In order to better understand the social and environmental relations from both sides, a questionnaire survey was applied to keyplayers within the population and local industry. The data was, subsequently treated by descriptive statistics and content analysis. The results show how crucial is the environment for this region and also, the availability of the population and the local industry to cooperate towards environmental protection. This work also identified the key elements for the establishment of dialogue platforms that contribute to a better integration of population and industry at an environmental level, in order to promote citizenship and sustainable development, namely the communication to promote public participation, proximity as a factor in risk perception, and trust building through the involvement of the population in the environmental decision process. For future development, the implementation of an education program regarding sustainability and social dialogue between Sines's population and industry is proposed.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4419
Aparece nas colecções:Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação / Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMCAP_AlvaroBarroqueiro.pdf3,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.