Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4410
Título: Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional : um estudo comparado entre Brasil e Portugal
Autor: Belli, Jurema Iara Reis
Orientador: Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
Palavras-chave: Educação
Professores
Formação de professores
Competência
Competência pedagógica
Educação comparada
Ensino técnico
Ensino profissional
Estudos comparados
Portugal
Brasil
Data de Defesa: 2014
Citação: Belli, Jurema Iara Reis - Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional [Em linha] : um estudo comparado entre Brasil e Portugal. Lisboa : [s.n.], 2014. 251 p.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal investigar, numa perspectiva comparada, as políticas Brasileiras e Portuguesas de Formação de Docentes para o Ensino Técnico Profissionalizante, destacando as “Competências” e “Habilidades” necessárias para desenvolver uma Matriz de Referência Lusobrasileira de Formação Docente. Procurouse através de uma análise exaustiva, estabelecer as relações entre “Competências” e “Habilidades”. Utilizou-se a análise de conteúdo para realizar o tratamento dos dados qualitativos. O corpus documental para validação do estudo foi constituído por artigos, teses e documentos produzidos durante o período de 2000 a 2010. Os dados recolhidos pertenceram à esfera continental, onde os países Brasil e Portugal estavam envolvidos. Os resultados encontrados identificaram o papel fundamental do conceito de “Competência” na Formação Docente e o significado dado ao termo “Habilidade”. Foram identificados, através das diferentes matrizes, dezessete eixos determinando as diferentes dimensões e perspectivas de formação. No final apresenta-se uma Proposta de Matriz Lusobrasileira de “Competências e Habilidades” para a Formação Docente no Ensino Técnico Profissionalizante, apontando-se o cenário encontrado, as principais considerações, as limitações do estudo e as recomendações e projeções para trabalhos futuros.
The present study aimed to investigate in a comparative perspective the Brazilian and Portuguese political training of teachers for Technical and Vocational Education, highlighting the skills and abilities necessary to develop an array of Portuguese-Brazilian reference to Teacher Training. The aim was to provide analysis and to establish the relationship between Skills and Abilities. It was used an analysis of content to perform the processing of qualitative data. The document corpus to validate the study was comprised of articles, theses and documents produced during the period 2000-2010. The data was collected in a continental sphere where s Brazil and Portugal were involved. The results identified the key role of the concept of Ability in Teacher Training and the meaning given to the term Skill. It was identified through the different patterns, seventeen axes given the different dimensions and training prospects. In the end it was presented a proposal of Pattern of Skills and Abilities for Teacher Training for Technical and Vocational Education, pointed out the present scenario, the main considerations, limitations of the study and recommendations for future work and projections. Key
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4410
Aparece nas colecções:Liderança Educacional / Educational Leadership

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_JuremaBelli.pdf5,06 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.