Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4400
Título: Environmental sustainability in portuguese middle and high-schools : attitudes, perceptions and implementation
Autor: Ferreira, José Rocha
Orientador: Caeiro, Sandra
Palavras-chave: Gestão ambiental
Desenvolvimento sustentável
Sistemas de gestão ambiental
Relações escola-comunidade
Relações escola-indústria
Escola ambiental
3º Ciclo
Ensino secundário
Análise qualitativa
Análise quantitativa
Inquéritos
Environment
Environmental management system
Middle and high-school
Surveys
Sustainability
School community
Data de Defesa: 2014
Citação: Ferreira, José Rocha - Environmental sustainability in portuguese middle and high-schools [Em linha] : attitudes, perceptions and implementation. Lisboa : [s.n.], 2014. 186 p.
Resumo: Tendo em conta os atuais desafios ambientais, sociais e económicos com que os cidadãos se deparam numa base diária, existe uma exigência imposta aos jovens de hoje e decisores do futuro no que concerne à sua preparação para lidar com os desafios de sustentabilidade ambiental vindouros. Impõe-se por propósitos ambientais, sociais e económicos, uma análise do atual estado da educação na sua componente ambiental, não estritamente curricular, e numa etapa menos destacada - o terceiro ciclo e ensino secundário. O atual estudo explora de uma forma global a sustentabilidade ambiental implementada e percecionada nas instituições de ensino de terceiro ciclo e ensino secundário Portuguesas, recorrendo a uma análise quantitativa e qualitativa. Os resultados do presente ensaio, discussão e conclusões, suportam-se num conceito de triangulação de dados. A recolha de dados baseou-se na aplicação e estudo de um inquérito por questionário enviado por correio eletrónico às diversas instituições de ensino do país e na realização e análise de um conjunto de entrevistas telefónicas a instituições selecionadas, tendo por base a primeira recolha dos dados do questionário. A discussão realizada e resultados obtidos, pela baixa taxa de retorno, não permitem compreender de forma fiável o panorama nacional, mas deixam antever grande heterogeneidade e o pequeno número de iniciativas ambientais realizadas pelas instituições escolares. A reduzida sensibilização em relação à temática é também comum. A sustentabilidade ambiental implementada é muitas vezes mínima, tendo frequentemente na sua génese a simples redução de custos, sem qualquer planeamento ambiental e integração associados. A interação entre as entidades de ensino e o tecido empresarial envolvente, juntas de freguesia, câmaras municipais e mesmo governo central, em relação a iniciativas de sustentabilidade ambiental, é diminuta. A existência de sistemas de gestão ambiental é escassa e frequentemente muito simplificada. Falta de motivação, orientação e fraca sensibilidade ambiental são problemas reconhecidos. No curto e médio prazo, no entanto, muitas soluções estão disponíveis, sendo propostas neste trabalho.
The environmental, social and economic issues that citizens face in every-day life demand from the youth of today, - tomorrow decision-makers -, an adequate preparation to deal with the upcoming challenges. A study about the current non-curricular environmental education in middle and high-school institutions is essential at this time of great environmental challenges. This study explores the implemented environmentally sustainable measures and the attitudes toward them in Portuguese middle and high-school educational institutions, using both quantitative and qualitative analysis. This work´s results, discussion and conclusions, are supported through data triangulation. The relevant pillars of this investigation were the implementation and study of an e-mailed questionnaire survey to the several educational institutions in the country and the analysis of twenty two telephonic interviews, conducted to selected institutions based on data collected on the questionnaire. Given the low return rate of questionnaire responses, it was not possible to reliably understand the national panorama in this area of study. The data that were collected, however, pointed to a wide variety of implemented procedures, initiatives and knowledge, with a disappointing trend toward very little environmental awareness, commitment and responsibility, throughout Portuguese schools. Implemented environmental sustainability in Portuguese schools is often reduced to simple cost-reduction measures, with no other planning or integration. The interaction between educational institutions and the business and corporate structure of the region, as well as with municipalities, city-hall´s and even the central government, is almost non-existent. The implementation of environmental management systems is uncommon and usually oversimplified. Lack of motivation, guidance, and weak environmental awareness are recognized problems in Portuguese schools. In the short and medium-term, however, many solutions are available and are proposed in this work.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4400
Aparece nas colecções:Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação / Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP

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