Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4393
Título: Transformação pela experiência : estudo de caso da Escola Municipal André Urani no Rio de Janeiro, Projecto Gente
Autor: Jahnke, Claúdia Medeiros
Orientador: Henriques, Susana
Palavras-chave: Educação
Supervisão
Ensino público
Novas tecnologias
Inovações educativas
Autonomia
Estudo de casos
Rio de Janeiro
Brasil
Education
Educational technologies
Innovation
Autonomy
Pedagogical supervision
Data de Defesa: 2014
Citação: Jahnke, Cláudia Medeiros - Transformação pela experiência [Em linha] : estudo de caso da Escola Municipal André Urani no Rio de Janeiro, Projecto Gente. Lisboa : [s.n.], 2014. 170 p.
Resumo: O estudo proposto tem por objetivo analisar, pesquisar e compreender a mudança no ato de ensinar e aprender, quebrando com os moldes e paradigmas mais tradicionais e entender o itinerário formativo, dentro de um sistema educacional público municipal. Este estudo de caso foi realizado na Escola Pública Municipal André Urani, na cidade do Rio de Janeiro, comunidade da Rocinha, que teve em 2013, uma recondução no seu formato de ensino, denominado Projeto GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais - , seguindo as tendências mundiais de inovação e reforma do Ensino e Aprendizagem, tais como as ocorridas nas escolas: Quest to Learn (NYC - EUA); Nave (Rio); Escola da Ponte (Portugal); High Tech High (San Diego - EUA); Fontán (Colombia). A pretensão deste estudo é investigar o que está sendo feito na escola, conhecer as tecnologias educacionais desenvolvidas para o projeto e quais benefícios e desafios constatados durante o desenvolvimento do GENTE. O Subsecretário das Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que permaneceu neste cargo até janeiro de 2014, Rafael Parente, para descrever este momento da educação no município, falou aos professores e todos os envolvidos no projeto no final do treinamento, o Transcurso, antes do início das aulas: A partir desse momento, vocês estão participando de um sonho: a invenção de um novo modelo de Escola onde GENTE sempre estará em primeiro lugar. Nela, as relações humanas são priorizadas, respeitadas e compreendidas em toda a sua totalidade. A paixão, a emoção e o brilho nos olhos serão os principais ingredientes da receita para futuros melhores e para uma educação mais humana. As novas tecnologias serão utilizadas para aproximar e encantar e não para distanciar ou dividir. Esse modelo nunca estará completamente pronto porque, assim como as pessoas, será constantemente recriado para dar conta de novos desafios ( Parente, 2013).
The proposed study aims to analyze, research and understand the change in the act of teaching and learning, breaking with molds and more traditional paradigms and understand the training itinerary, inside a public education system. This case study was conducted on a public school, André Urani, in Rio de Janeiro, Rocinha Slum, which had in 2013, a renewal in its educational format, named Project GENTE – Experimental Educational Technologies Gym, following global trends of innovation and reform of teaching and learning, such as those that occurred in the schools: Quest to Learn (NYC-USA); NAVE (Rio de Janeiro); Escola da Ponte (Portugal); High Tech High (San Diego-USA); Fontán (Colombia). The intention of this study is to investigate what is being done at the school, meet the educational technologies developed for the project and what benefits and challenges that may be observed in the first year of development of the GENTE. The Undersecretary for Educational Technologies of Education Secretarary of Rio de Janeiro city, that was in charge up to January 2014, Rafael Parente, to describe this moment of education for Rio de Janeiro , spoke to teachers and everyone involved in the project at the end of the training course, before the beginning of classes: From this moment on, you are participating in a dream: the invention of a new model of school where GENTE will always be in the first place. In it, human relations are prioritized, respected and understood in all its entirety. The passion, the excitement and the twinkle in the eyes will be the main ingredients of the recipe for a better future and for a more human education. New technologies will be used to approximate and delight and not to move or divide. This model will never be completely ready because, just like people, will be constantly rebuilt to handle new challenges ( Parente, 2013).
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4393
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMSP_CláudiaJahnke.pdf6,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.