Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4385
Título: Projetos de leitura aLeR+, transversalidade curricular e trabalho colaborativo : uma análise na educação pré-escolar, no ensino básico e secundário
Autor: Baião, Zelinda Ferreira
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Projetos de educação
Ensino
Bibliotecas escolares
Trabalho colaborativo
Promoção da leitura
Plano Nacional de Leitura
Aprendizagem
Educação pré-escolar
Ensino básico
Ensino secundário
Estudo de casos
Conceptions
Curriculum transversality
School library
Collaborative work
Teaching/learning
Project aLeR+
Data de Defesa: 2015
Citação: Baião, Zelinda Ferreira - Projetos de leitura aLeR+, transversalidade curricular e trabalho colaborativo [Em linha] : uma análise na educação pré-escolar, no ensino básico e secundário. Lisboa : [s.n.], 2015. 186 p.
Resumo: Saber ler é uma das competências indispensáveis à vida numa sociedade em constante desenvolvimento e a motivação para a leitura deve surgir o mais cedo possível na vida de qualquer criança. Contudo, não basta saber ler; é necessário aprender a ler para compreender, sendo que é na escola, mas também na família, que se alicerça esta aprendizagem. Partindo destes pressupostos elaborámos o nosso trabalho baseando-nos na análise de Projetos de leitura aLeR+, do Plano Nacional de Leitura, de seis escolas, os distritos de Lisboa e Setúbal. Tivemos como intuito entender até que ponto estes mesmos Projetos motivam os alunos para a leitura, potenciam melhores aprendizagens, possibilitam a transversalidade curricular e fomentam o trabalho colaborativo entre docentes. Na primeira parte, num enquadramento teórico, centramo-nos na motivação para a leitura na infância e na adolescência, abordando a temática da leitura e do currículo escolar. Colocamos o nosso enfoque no desenvolvimento dos Projetos nas escolas com o objetivo de averiguar, por um lado, a existência de articulação curricular e, por outro, a presença de trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário, coordenador do Projeto, e os outros professores envolvidos. Na segunda parte, através da análise documental, procedemos ao estudo dos Projetos das seis escolas, completando-o com a realização de doze entrevistas: seis aos coordenadores dos Projetos nas escolas e seis aos professores envolvidos nos mesmos. Pretendemos, ainda, conhecer as conceções dos professores sobre o trabalho colaborativo. No tocante à operacionalização do Projeto os professores envolvidos consideram existir colaboração sendo que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário são pilares essenciais neste processo. As coordenadoras advogam a necessidade de um maior envolvimento dos departamentos curriculares sobretudo de disciplinas onde é mais difícil obter a colaboração dos docentes. Contudo, o estudo permitiu concluir que nestas é feito um esforço no sentido de desenvolver atividades promotoras de leitura destinadas à comunidade escolar. O facto de as escolas estarem integradas em agrupamentos e de envolverem professores de diferentes ciclos e disciplinas contribui para alterar algumas práticas letivas. Verifica-se, ainda, a existência de alguma transversalidade curricular visando uma melhoria nas aprendizagens dos alunos.
Reading is an essential competence in a society in constant development and reading motivation should appear as early as possible in the life of any child. Nevertheless, it is not enough to be able to read; it is necessary to learn how to read in order to understand, and this learning is provided both in school and within the family. Based on these assumptions we carried out our study by analysing the projects aLer+, of Plano Nacional de Leitura, from six schools in Lisbon and Setúbal. It was our aim to understand to what extent these projects motivate students to read, enhance a better learning, make possible curriculum transversality and promote collaborative work among teachers. In the first part of our study, as a theoretical framework, we centered ourselves in the reading motivation during childhood and adolescence, focusing both on the school curriculum and reading. We analysed the development of the Projects in the schools with the purpose of finding out about the existence, on one hand, of curriculum articulation and, on the other hand, of collaborative work between the teacher librarian, the coordinator of the Project and other teachers. In the second part, through a documental analysis, we examined the Projects and carried out it with twelve interviews: six to the coordinators of the Projects in the schools and six to the teachers involved. We also intended to learn about the teacher’s conceptions on collaborative work. Regarding the implementation of the Project, the involved teachers consider that there is collaboration and that the school library and the teacher librarian are essential in this process. The coordinators advocate the need for a bigger involvement of the curriculum departments, especially of the subjects from which it is more difficult to obtain the collaboration of the teachers. Nevertheless, this study allowed us to conclude that in these schools is made an effort to develop activities that promote reading for the whole school community. Since all these schools belong to school groups and the involved teachers are from different grades and teach different subjects, this can lead to some changes in teaching practices. Finally, there is evidence of the existence of some curriculum transversality with the aim of improving the students learning.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4385
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

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