Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4383
Título: Fatores críticos de sucesso do Balanced Scorecard na Industria Farmacêutica Portuguesa
Autor: Viegas, José Manuel
Orientador: Isaías, Pedro
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Indústria farmacêutica
Indicadores de qualidade
Gestão da qualidade
Avaliação do desempenho
Estratégias de desenvolvimento
Portugal
Balanced Scorecard evaluation
Monitoring performance
Strategic management
Key performance indicators
Data de Defesa: 2015
Citação: Viegas, José Manuel - Fatores críticos de sucesso do Balanced Scorecard na Industria Farmacêutica Portuguesa [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2015. 152 p.
Resumo: A conceção e a utilização de diferentes sistemas de avaliação de desempenho organizacional têm vindo a proliferar nos últimos anos. As organizações procuram adaptar os seus sistemas de controlo para assegurar que expressam as suas estratégias ao contexto. Contudo a envolvente às organizações tem vindo a mudar rapidamente devido a alterações macro e micro ambientais, exigindo por isso mudanças de estratégia e operacionalidade que reflitam as necessidades de adaptação. Este trabalho de investigação dedicou-se a identificar a taxa de penetração e fatores críticos de sucesso na implementação do Balanced Scorecard, uma das possíveis soluções adotadas pela Indústria Farmacêutica em Portugal, sector onde rápidas e constringentes alterações de contexto se fizeram sentir nos últimos anos. Com o objetivo acima mencionado o estudo assenta para além do enquadramento teórico em processos mistos de pesquisa, integrando técnicas de análise qualitativa e quantitativa num processo de triangulação, minimizando limitações consequentes da dimensão reduzida da amostra. Os resultados mostram que o Balanced Scorecard ocupa uma quota de 20% no universo das organizações associadas da Apifarma e que os principais fatores críticos de sucesso evidenciados neste estudo foram o alinhamento com a estratégia, dos indicadores e do sistema de recompensa. Conclusão, o modelo Balanced Scorecard tem um espaço de progressão em termos de ferramenta de gestão estratégica ou integrado com outros modelos constituindo sistemas de gestão integrados, em que a escolha dos objetivos e respetivos indicadores e a forma de motivar as equipas são pontos críticos a desenvolver.
The design and use of different systems for organizational performance monitoring have been proliferating in recent years. Organizations seek to adapt their systems of control to ensure that express their strategies to the context. However the engaging of the organizations have been changing rapidly due to changes in macro and micro environment, therefore requiring changes in strategy and operations reflect the needs of adaptation. This research was dedicated to identify the penetration rate and critical success factors in the implementation of the Balanced Scorecard, a possible solution adopted by the Pharmaceutical Industry in Portugal, where fast and constricting sector context changes were felt in recent years. With the above objective the study is based beyond the theoretical framework in mixed research processes, integrating techniques for qualitative and quantitative analysis, in a process of triangulation minimizing any consequential limitations of the reduce size of sample. The results show that the Balanced Scorecard holds a 20% market share in the universe of registered organizations in Apifarma and its critical factors of success were highlighted among others key performance indicators and reward aligned with strategy. In conclusion, the Balanced Scorecard model as a space of progression either in terms of strategic management tool or integrated with other models constituting an integrated management system, where the objectives and their KPI choices and how to motivate teams, are critical points to develop.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4383
Aparece nas colecções:Mestrado em Comércio Electrónico e Internet / Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMCEI_JoseViegas.pdf4,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.