Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4216
Título: O uso do Facebook pelos estudantes do ensino secundário : evidências de socialização e de participação cívico-política
Autor: Barbosa, Filomena
Orientador: Amante, Lúcia
Palavras-chave: Ensino secundário
Novas tecnologias
Redes sociais
Web 2.0
Facebook
Socialização
Participação política
Estudantes
Social Network Sites
Socialization and civical and political participation
Secondary students
Data de Defesa: 2015
Citação: Barbosa, Filomena - O uso do Facebook pelos estudantes do ensino secundário [Em linha] : evidências de socialização e de participação cívico-política. Lisboa : [s.n., 2015. 179 p.
Resumo: As interfaces tecnológicas e a maleabilidade dos novos media proporcionados pela Web 2.0 abrem espaços flexíveis e descentralizados para a criação e a publicação de conteúdos, pelos utilizadores. Difundem-se novas formas de informação, de participação e de comunicação, à volta de questões ou visões partilhadas pela sociedade em rede, sem barreiras geográficas. O uso dos sites de redes sociais, como o Facebook, fortemente enfatizado pelos jovens, apresenta-se como instrumento de expressão de interesses e de mobilização em massa para assuntos de preocupação pública, constituindo um foco de atenções a nível nacional e supranacional. Propusemo-nos desenvolver um estudo empírico no sentido a identificar as evidências de envolvimentos sociais, designadamente do que se reporta à participação cívica e política dos jovens portugueses, através da rede social Facebook, mas também identificar outro tipo de utilizações e a sua relação com processos de socialização, numa fase de vida em que esses processos assumem particular importância. Procedeu-se a uma pesquisa de natureza predominantemente quantitativa, enquadrada no método descritivo. Como técnica de recolha de dados adotámos um Inquérito por Questionário aplicado aos estudantes pertencentes a quatro escolas do Ensino Secundário e para a análise de dados recorreu-se à estatística descritiva. Colocamos como hipótese que quanto maior o nível de envolvimento na rede, maior a sua utilização no plano social, e maior também a participação cívica e política neste contexto. O nosso estudo, de caráter exploratório, deixa em aberto propostas para uma investigação futura, com um tratamento estatístico dos dados mais aprofundado, para estabelecer relações entre as várias escalas que utilizámos, tendo por base uma abordagem qualitativa que permita oferecer contributos significativos concernentes ao avanço do conhecimento nesta área.
Technological interfaces and new media malleability provided by Web 2.0, open flexible and decentralized spaces to the creation and publication of content by users. New forms of information, participation and communication are dissiminated around issues or visions shared by the network society, without geographical barriers. The use of social networking sites, like Facebook, strongly emphasized by the young people is presented as an instrument of expression of interests and mass mobilization to issues of public concern and a focus of attention at a national and supranational level. In this sense, our aim is to develop an empirical study in order to identify evidence of social involvements, namely as far as political participation of Portuguese young people through the social network Facebook are concerned but also to identify other type of uses and their relationship with processes of socialization in a phase of life in which these processes are of particular importance. We conducted a study predominantely quantitative, framed in the descriptive method. As data collection technique we adopted a survey by questionnaire applied to students from four schools of Secondary Education and for data analysis we proceeded to descriptive statistics. We put the hypothesis that the higher the level of involvement in the network, the greater its use in the social sphere, and also the largest civic and political participation in this context. Our exploratory study leaves open proposals for future research, with a statistical processing of further data to establish relationships between the various scales we used, based on a qualitative approach to offer significant contributions concerning the advancement of knowledge in this area.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4216
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

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