Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4204
Título: Projeto CIV Young Storytelles : estudo exploratório de uma investigação-ação no Colégio Internacional de Vilamoura
Autor: Alexandrino, Teresa
Orientador: Martins, Amílcar
Palavras-chave: Educação artística
Projetos de educação
Jovens
Contador de histórias
Multiculturalismo
Plurilinguismo
Education
Arts
Storytellers
CIV Young Storytellers
Multiculturalism
Portuguese
Multilingualism
International School of Vilamoura
Data de Defesa: 2014
Citação: Alexandrino, Teresa - Projeto CIV Young Storytelles [Em linha] : estudo exploratório de uma investigação-ação no Colégio Internacional de Vilamoura. Vilamoura : [s.n.], 2014. 196 p.
Resumo: O trabalho de investigação que aqui apresento aborda a criação e coordenação de um grupo de jovens contadores de histórias do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV), designado por CIV Young Storytellers. A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se no desenvolvimento das expressões artísticas, com relevo para a expressão plástica e artes visuais, a expressão dramática, a teatralidade e a performance, em contextos de aprendizagem multicultural e linguística de jovens contadores de histórias. A metodologia teórico-concetual e empírica da pesquisa desenvolve-se através de uma investigação-ação com a duração de três anos, articulados numa teia progressiva de quatro fases: i) a fundamentação teórico-concetual; ii) a conceção; iii) a implementação de atividades formativas expressivo-artísticas; iv) a retroação e avaliação. O quadro teórico-concetual identifica as linhas de força da figura inspiradora do ArteNauta, através de uma constelação das suas funções operativas, aliando-as à figura do Contador de Histórias numa perspetiva de diversidade. Os objetivos de aprendizagem destacam uma constelação-guia com os seguintes conceitos: a viagem, a criatividade, a liberdade, o prazer e o tornar-se pessoa. Esta detalhada narrativa de arte-educação foi construída, analisada e interpretada a partir de uma panóplia alargada de recursos gerados ao longo desta viagem formativa, designadamente de diários de bordo, de portfólios dos participantes no Projeto, de uma imagética iconográfica muito ampla, de vídeos e de fotografias, de escritos nas newsletters e yearbooks do CIV e, ainda, de depoimentos de encarregados de educação, de outros professores e de auxiliares de educação do CIV. A interpretação sobre os dados do Projeto CIV Young Storytellers evidencia o contributo da educação pela arte – associada ao conjunto das áreas artísticas que mobilizámos numa perspetiva inter e transdisciplinar –, para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural dos CIV Young Storytellers. Permitiume ainda realçar o valor pedagógico, comunicacional e metodológico que emergiu de uma prática de arte-educação que reportamos da maior importância para os CIV Young Storytellers e para a redefinição do projeto global do CIV. É com esta convicção e desejo que aqui partilho esta experiência. Mas, sobretudo, por perspetivar o Projeto CIV Young Storytellers como um exemplo de boa prática educativa, cultural e artística, à luz dos indicadores internacionais de relevância e de participação, traduzidos nos elevados níveis de fecundidade, de inovação e de energia potenciadora de inspiração para outras escolas e professores, em Portugal, ou em qualquer outro país do nosso mundo de diferenças e diversidade cultural.
The research presented here addresses the creation and coordination of a group of young storytellers of the International School of Vilamoura (CIV), designated CIV Young Storytellers. The problem and the subject matter of the research focus on the development of artistic expression, with an emphasis on fine arts, drama and performance in multicultural and language learning contexts of young storytellers. The conceptual, theoretical and empirical research methodology is developed through a research-action lasting three years, articulated on a progressive web of four steps: i) the conceptual theoretical reasons; ii) the design; iii) the implementation of expressive- artistic training activities; iv) the feedback and evaluation. The theoretical and conceptual framework identifies lines of the inspirational figure of the ArteNauta through a constellation of its operational functions, combining them to the figure of the Storyteller on a perspective of diversity. The learning objectives highlight a constellation guide with the following concepts: travelling, creativity, freedom, pleasure and becoming a person. This detailed narrative of art education was built, analysed and interpreted from a wide range of resources generated through this formative journey, including logbooks, portfolios of the participants in the project, a very broad iconography imagery, videos and photographs, yearbooks and newsletters written in the CIV and also testimonials from parents, other teachers and educational assistants on CIV. The interpretation of the data from the CIV Young Storytellers Project highlights the contribution of education through the arts – associated with the set of artistic areas that mobilized an inter and transdisciplinary perspective – for the personal, linguistic, aesthetic, artistic and cultural development of the CIV Young Storytellers. It also allowed me to further enhance the educational, communicational and methodological value that emerged from a practice of art education who reported the greatest importance of the CIV Young Storytellers and the redefinition of the overall design of the CIV global project. It is with this belief and desire that I share this experience here. But above all to perspective the CIV Young Storytellers Project as an example of good educational practice, cultural and artistic, in the light of the international indicators of relevance and participation, as translated into high levels of fertility, innovation and energy enhancer of inspiration for other schools and teachers, in Portugal or any other country of our world of differences and cultural diversity.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4204
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMAE_TeresaAlexandrino.pdf85,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.