Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/4017
Título: A prossecução curricular da educação musical pela experimentação do repertório saias : uma abordagem educativa intercultural transfronteiriça
Autor: Abalroado, Fausto José Vermelho
Orientador: Martins, Amílcar
Palavras-chave: Educação musical
Educação intercultural
Aprendizagem
Projetos de educação
Olivença
Espanha
Saias
Music education
Teaching and learning
Intercultural education
Data de Defesa: 2014
Citação: Abalroado, Fausto José Vermelho - A prossecução curricular da educação musical pela experimentação do repertório saias [Em linha] : uma abordagem educativa intercultural transfronteiriça. Lisboa : [s.n.], 2014. 312 p.
Resumo: Partindo de uma delimitação histórica, geográfica, concetual, sócio cultural e tipológica do repertório local “saias”, no intuito de uma articulação curricular a nível de uma educação musical intercultural, o estudo orienta a ação focalizando-se nas características próprias do território educativo oliventino, outrora sob administração portuguesa. A produção de significados pela experimentação musical num contexto intercultural tenta enfatizar as questões relativas a um (re)conhecimento identitário. A Escola pode e deve promover a integração de saberes, valores e sensibilidades que consagrem e reflitam a diversidade cultural dos alunos. É fundamental conseguirmos obter de forma genuína e autêntica o “sentir” dos alunos na construção da sua identidade. O carácter universal da linguagem musical e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática, consubstancia os nossos propósitos em aproximação metodológica inspiradora ao Modelo de Relação Pedagógica de Legendre (1993; 2005), concretamente nos diferentes polos relativos às situações de aprendizagem que implicam os Sujeitos destinatários, o Objeto da nossa investigação centrado na atividade musical, a relevância do nosso papel enquanto Agentes, e o Meio que envolve todo o contexto da ação educativa. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa, as opções metodológicas dum estudo desta natureza pressupõem procedimentos no sentido de experimentar, inquirir e examinar, sendo o investigador o instrumento principal da investigação. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma 6 A do colégio Francisco Ortiz Lopéz de Olivença, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. Na aplicação, são tidas em consideração as orientações curriculares presentes no sistema educativo espanhol, numa perspetiva de enquadramento e fundamentação legal. De entremeio entre a cultura dominante instituída e a cultura ancestral, as atuações curriculares antevêem a realidade dos alunos, contribuindo para o conhecimento e compreensão do seu passado projetado no futuro. A educação musical intercultural tem essa virtude universalista de facilitar o acesso identitário.
Starting from a historical and geographical definition, conceptualisation, type and socio-cultural local repertoire named "saias", in the sense of a joint curriculum in terms of an intercultural music education, our study guides the action focusing on the educational characteristics of the oliventino territory, formerly administered by Portugal. The production of meaning through musical experimentation in an intercultural context tries to emphasize issues related to a (re) cognition of identity. The School can and should promote the integration of knowledge, values and sensibilities which incorporate and reflect the cultural diversity of students. It is crucial that we can get the genuine and authentic "feel" of the students in the construction of their identity. The universality of musical language and the experience of artistic values, grounded on the principles of mentoring and teaching, translates our purpose in inspiring methodological approach to the Pedagogical Model Relationship of Legendre (1993, 2005). The Agent must take into consideration the student's (subject) surroundings, recipient of the content/activities to develop (object) the multiple relations of Teaching, Learning and Didactic. When utilizing a qualitative approach, the methodological options of a study of this nature require procedures in order to experiment, investigate and examine the researcher, being the main instrument of research. The implementation of the study gave substance to the class 6 A of the Olivença college Francisco Ortiz Lopez, translating into a research-action as to the purpose. In the application are taken into account the curriculum guidelines present in Spanish education system, from the perspective of legal foundation and framework. Interspersed between the dominant culture and ancient culture established, the curriculum anticipate students reality actions, contributing to the knowledge and understanding of its past projected into the future. The intercultural music education has the virtue of facilitating universal access to identity.
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação e Interculturalidade apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/4017
Aparece nas colecções:CEMRI - Teses de Doutoramento / Phd Thesis
Educação e Interculturalidade / Education and Interculturality

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