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Título: Uma experiência de mobilidade virtual no contexto iberoamericano : participação da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta no Projeto PIMA-AIESAD
Autor: Seabra, Filipa
Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Mobilidade virtual
Ensino superior a distância
PIMA-AIESAD
Virtual mobility
Distance higher education
Data: Mai-2015
Editora: Universidade do Minho. Centro de Competência TIC do Instituto de Educação
Citação: Seabra, Filipa; Moreira, Darlinda - Uma experiência de mobilidade virtual no contexto iberoamericano : participação da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta no Projeto PIMA-AIESAD. In Challenges 2015. Conferência Internacional de TIC na Educação, 9, Braga, 2015 - "Meio Século de TIC na Educação [Em linha] : atas". Organizado por Maria João Gomes; António José Osório; Luís Valente. Braga : Universidade do Minho. Centro de Competência em TIC na Educação, 2015. ISBN 978-989-97374-3-3. p. 770-779
Resumo: A Licenciatura em Educação da Universidade Aberta (UAb) participou, nos anos 2012/13 e 13/14, num projeto-piloto de mobilidade virtual no contexto Iberoamericano – o projeto PIMA-AIESAD. Reconhecendo-se a importância da promoção da mobilidade internacional da comunidade universitária, e as especificidades da população estudantil que frequenta o ensino superior a distância – tendencialmente população adulta e profissionalmente ativa – a mobilidade virtual oferece uma oportunidade de intercâmbio e enriquecimento científico e cultural inestimável para os estudantes da UAb. Esta comunicação, da autoria de duas pessoas diretamente implicadas na promoção e acompanhamento do referido projeto e partindo de relatos de experiências dos estudantes que participaram na iniciativa, procura apresentar e discutir as mais-valias dessa experiência, refletir sobre as limitações e dificuldades encontradas e servir de apoio a outros projetos de mobilidade virtual.
The Bachelor’s degree in Education of the Universidade Aberta (Open University of Portugal) was part of a virtual mobility pilot-project in 2012/13 and 2013/14. Acknowledging the importance of promoting the academic community’s international mobility, as well as the specificities of the student population enrolled in distance higher education – mostly adults and professionally active people – virtual mobility offers an invaluable opportunity for scientific and cultural exchange and enrichment for the students of the Universidade Aberta (Portugal). This paper, whose authors were directly involved in the promotion and accompaniment of this initiative, and which is informed by accounts of experiences by the students who were part of the project, aims to present and discuss the added value brought by this experience, reflect on its limitations and difficulties and to be useful to other virtual mobility projects.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3995
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

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