Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3947
Título: Papel e dinâmica dos portais concelhios : a ponta do iceberg
Autor: Almeida, Maria da Soledade Alves Vaz de
Orientador: Bastos, Glória
Palavras-chave: Bibliotecas públicas
Bibliotecas escolares
Cooperação
Comunidades de prática
Redes concelhias
Public library
School library
Community of practice
Local web portals
Data de Defesa: 2015
Citação: Almeida, Maria da Soledade Alves Vaz de - Papel e dinâmica dos portais concelhios [Em linha] : a ponta do iceberg. Lisboa : [s.n.], 2015. 222 p.
Resumo: A cooperação entre a Biblioteca Pública e a Biblioteca Escolar constitui uma orientação clara presente nos Manifestos da IFLA/UNESCO e uma prática entre este tipo de bibliotecas que, em diversos países, tem assumido diferentes tipologias: colaboração; cooperação; integração. Cientes destas orientações e do valor acrescentado que a cooperação representa para cada uma das bibliotecas, surgiram em Portugal os Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares da responsabilidade das Bibliotecas Municipais, e mais tarde as Redes Concelhias que integram cooperantes dos dois tipos de bibliotecas e outras entidades. Estas Redes Concelhias pretendem ser Comunidades de Prática onde se processa a aprendizagem e a colaboração, estando presentes as três dimensões chave que as caracterizam: Domínio, Comunidade, Prática. Neste estudo, procedeu-se à análise exploratória de conteúdo dos 46 Portais Concelhios Bibliotecas Públicas/Bibliotecas Escolares que constituem a amostra e através da aplicação da metodologia de análise de conteúdo, de acordo com diferentes valências pré-definidas, procurámos, numa primeira fase, caracterizar os membros e as Redes/Portais Concelhios, expressando quantitativamente o número de entidades/bibliotecas envolvidas e a idade da Rede/Portal, e, numa segunda fase, procedemos a uma análise de conteúdo dos Portais enquanto Sistemas de Informação, Comunicação e de Documentação orientados para os utilizadores nos seus diferentes contextos, utilizando um conjunto de categorias que definimos com base em outros estudos. Procurámos, igualmente, identificar estratégias que permitam o reforço da cooperação entre este tipo de bibliotecas, surgimento e sustentabilidade de novas Redes Concelhias e identificação, disseminação de boas práticas presentes nos Portais que constituem a amostra em simultâneo com o aproveitamento de novas aplicações tecnológicas.
The cooperation between Public Library and School Library is a clear guideline of the IFLA/UNESCO Manifestos and a practice, between these types of libraries, which in many countries assume different forms: collaboration; cooperation; integration. Aware of these principles and of the added value that cooperation means for these kinds of libraries, the Portuguese Public Libraries started the Support Services for the School Library, and later the “Redes Concelhias” (Local Library Networks), which include partners from these two types of libraries and other entities. These Local Library Networks aim at becoming Communities of Practice where the learning and collaboration take place and where the three key-dimensions are represented: Domain, Community and Practice. In this study, we focussed, through a content analysis, on 46 Local Web Portals from School/Public Libraries, which formed our sample. Firstly, by using the methodology of content analysis according to the different pre-defined forms, we characterised the members and Local Library Networks and their Web Portals, establishing the number of entities/libraries involved and the age of the Network/Portals. Secondly, using a set of categories which had been previously defined based on other studies, we analysed the Web Portals as Information, Communication and Documentation Systems, targeted at the user in his different contexts. Furthermore, we identified strategies which enable the reinforcement of the cooperation between these types of libraries, the emergence and the sustainability of new Local Library Networks, the dissemination of best practices of the Web Portals which formed our sample together with a better use of new technological applications.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3947
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

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