Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3930
Título: Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada
Autor: Novo, Ana
Palavras-chave: Colaboração
Literacia da informação
Professor bibliotecário
Bibliotecas escolares
Portugal
Data: Abr-2015
Editora: Ed. Autor
Citação: Novo, Ana - Colaboração e literacia da informação nas escolas [Em linha] : uma responsabilidade partilhada. [Lisboa] : Ed. Autor, 2015. 11p.
Resumo: Esta comunicação tem por base algumas conclusões de uma investigação, no âmbito de um programa de doutoramento concluído em 2011, sobre o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar em escolas básicas integradas portuguesas, e na qual foram realizadas 20 entrevistas qualitativas a outros tantos professores bibliotecários entre Novembro 2006 e Janeiro de 2007, e o trabalho desenvolvido na docência de uma unidade curricular de 2º ciclo, na Universidade Aberta, nos anos letivos 2013/14 e 2014/15 cujos mestrandos são professores bibliotecários ou integram a equipa da biblioteca escolar. Apresenta-se depois o conceito de literacia da informação e alguns modelos de literacia da informação. É justificada de seguida a necessidade da sua implementação nas escolas, em geral, e o papel que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário, em particular, devem assumir, concluindo que o sucesso desta implementação dependerá em muito do trabalho colaborativo entre estes atores educativos. Neste âmbito, faz-se referência a uma das principais conclusões da investigação sobre a necessidade de existir um verdadeiro trabalho colaborativo entre professores e professor bibliotecário, e não apenas coordenação e cooperação como indicado pelos professores bibliotecários em 2006/2007, com vista ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências em literacia da informação dos alunos. São depois apresentadas as perceções dos mestrandos relativamente ao trabalho colaborativo desenvolvido entre eles e a restante comunidade educativa, concluindo que embora continue a existir consenso em relação às vantagens da colaboração, em 2013/14 e 2014/15 apenas continuam a ser identificadas práticas de coordenação e de cooperação. Sugerem-se por fim algumas estratégias tendo como objetivo implementar a verdadeira colaboração entre os vários atores educativos que desenvolva maiores e melhores competências em literacia da informação dos nossos alunos.
Descrição: Comunicação apresentada ao Congresso Literacia, Media e Cidadania, realizado em Lisboa, de 17-18 de abril de 2015
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3930
Aparece nas colecções:CI - Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Comunicação - 3º congresso LMC - Abril 2015 - Ana Novo.pdf245,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.