Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3911
Título: Uma escola com arte(s) projecto de educação artística do St. James' Primary School : estudo exploratório sobre o seu impacto e aplicação
Autor: Moniz, Sofia Cardoso
Orientador: Martins, Amílcar
Alexandre, Paulo Morais
Palavras-chave: Educação artística
Projetos de educação
Criatividade
Criação artística
Arts and education
School
Artistic expressions
Interdisciplinary nature
Transversal nature
Data de Defesa: 2015
Citação: Moniz, Sofia Cardoso - Uma escola com arte(s) projecto de educação artística do St. James' Primary School [Em linha] : estudo exploratório sobre o seu impacto e aplicação. Lisboa : [s.n.], 2015. 135 p.
Resumo: O estudo que teve lugar no St. James’ Primary School, em Cascais, visa ressalvar a importância das artes durante o Key Stage 2 (1º e 2º ciclos) justificando a sua contribuição para uma educação criativa e cultural. O problema de pesquisa que norteou esta investigação partiu do facto das idades correspondentes a estes ciclos, terem, durante o seu percurso escolar, pouquíssima ou nenhuma relação com qualquer expressão artística. Esta relação ocorre sobretudo em situações meramente circunstanciais e sem pontes, nem pontos norteadores que tornem essas experiências significativas. Assim, é objetivo desta investigação-ação caracterizar a implementação deste projeto, que tem como objetivo inserir as artes no currículo com carácter obrigatório, relacionando-as com outras disciplinas. É nosso propósito explanar como essa inserção foi feita e avaliar se ao proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos artísticos e interesse pela criação, de uma forma interdisciplinar, lhe dará ferramentas para que ao longo da sua vida se arrisque a criar. Acreditando que daí resulte um conhecimento menos fragmentado e disperso. A questão central da pesquisa foi assim formulada: Como se caracteriza o projeto de educação artística no St. James’ Primary School? Esta investigação abordará as diversas transformações ocorridas entre o início e o término do projeto – início do ano letivo 2010/2011 até ao final do ano letivo 2012/2013 – numa investigação-ação de carácter exploratório, fazendo uma análise às mudanças que se foram introduzindo, após cada avaliação, em cada ano letivo. Este estudo está dividido em duas partes. A primeira abordará o enquadramento teórico-conceptual. A segunda expõe a metodologia da investigação e o seu contexto empírico, a descrição e análise de dados e as conclusões finais. Em termos metodológicos, esta pesquisa qualitativa recorreu ao uso de questionários de perguntas estruturadas, entrevistas e diários de bordo, acompanhados com filmagens e reportagens fotográficas. Concluímos que o aumento de carga letiva foi bem aceite por toda a comunidade, que os professores com atividade artística favorecem a abordagem do ato pedagógico, e que é possível articular as artes com as diversas disciplinas e conhecimentos veiculadas pela escola.
The study that took place at St. George’s Primary School, Cascais, aims to safeguard the importance of the arts during Key Stages 1 and 2 (1º e 2º ciclos) justifying its undeniable role in the teaching and learning process. The research problem that guided the interest in this investigation was the fact that these ages have, during their school careers, little or no association with any artistic expression. This association occurs mainly, in merely circumstantial situations, with no bridges or guiding points, to make these significant experiences. Thus, it is the objective of this study to characterise the implementation of this project, which has as its aim, to insert the arts curriculum with the mandatory or Key subjects in and interdisciplinary fashion. It is our purpose to explain how this insertion was made and assess whether by providing students with the acquisition of knowledge and artistic interest in an inter-disciplinary way, which will give them tools so that throughout their life, they dare to create. We believe that this will result in a less fragmented and scattered knowledge. Thus, the central research question is: - What is the character of the arts education project of St. James' Primary School? This study will address the various transformations that occurred between the beginning and end of the project – start of academic year 2010/2011 to the end of academic year 2012/2013, an action research of exploratory nature, by analysing the changes that were introduced, after each review, in each school year. This study is divided into two chapters. The first will address the Conceptual-Theoretical Framework of this research. The second sets out the methodology of research and its empirical context, the description and analysis of data and the final conclusions. In methodological terms, this qualitative research relied on the use of questionnaires, structured interviews and logbooks, accompanied with video footage and photographs. We conclude that the increase of learning hours was well accepted by the community as a whole, that the teachers with artistic activity favour the approach of the pedagogical act, and that you can articulate the arts with the various subjects and knowledge disseminated by the school.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3911
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMAE_SoafiaMoniz.pdf4,48 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.