Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3905
Título: O papel da supervisão na emergência de uma escola reflexiva : um estudo de caso
Autor: Neves, Maria da Conceição Gomes Morais Farinha
Orientador: Seabra, Filipa
Palavras-chave: Organização escolar
Pedagogia
Educação
Supervisão
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento pessoal e social
Liderança
Pedagogical supervision
Reflexive school
Individual and professional development
Collaborating work
Intermediate leadership
Data de Defesa: 2014
Citação: Neves, Maria da Conceição Gomes Morais Farinha - O papel da supervisão na emergência de uma escola reflexiva [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2014. 169 p.
Resumo: Num contexto mundial de constante mudança, a escola atual tem de acompanhar as grandes transformações ocorridas na sociedade, autorrenovando-se. É assim que emerge o conceito de escola reflexiva, uma escola que aprende e cujos agentes educativos revelam a capacidade de repensar constantemente a sua prática, elegendo a investigação-ação como metodologia de trabalho privilegiada. Nesta perspetiva de escola reflexiva, a supervisão assume grande relevância, enquanto facilitadora de atitudes e competências reflexivas e colaborativas, potenciadoras do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e do desenvolvimento da escola enquanto organização. Partindo destes pressupostos, o objetivo desta investigação é conhecer as representações dos docentes sobre o papel da supervisão para a emergência de uma escola reflexiva. Neste sentido, delineámos os objetivos que nortearam o presente estudo: 1) Conhecer as conceções e práticas de supervisão de diferentes atores numa escola secundária; 2) Apreender as perceções dos diferentes atores sobre as funções supervisivas e o modo como são desempenhadas; 3) Conhecer o impacto das práticas de supervisão no desenvolvimento profissional dos docentes; 4) Identificar possíveis contributos da supervisão para a emergência de uma escola reflexiva e para o desenvolvimento organizacional. Com base nos objetivos propostos, realizámos uma investigação centrada no estudo do caso de uma escola secundária, com o recurso à metodologia qualitativa. Recorremos à análise documental e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados. A análise documental incidiu sobre um corpus que incluía o Projeto Educativo, o Regulamento Interno e o Relatório de Avaliação Externa. A entrevista foi aplicada ao diretor, aos coordenadores de departamento e a outros quatro docentes da escola em estudo. Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento de atitudes reflexivas e colaborativas por parte dos agentes educativos. No entanto, a persistência de algumas representações negativas sobre a supervisão causa resistências e impede que os supervisores tenham um papel mais interventivo no trabalho docente e na emergência de uma escola reflexiva.
In a constantly changing world, the modern school has to go hand in hand and back up the huge changes that have been taking place in present day society, and in doing so, school should also undergo a process of self renovation. It is under this light that we can find the concept of a reflexive school, a school which is ready and willing to learn and a school, the educators of which, clearly show the ability of re-thinking, and permanently ponder and dwell on their educating practice or methods; selecting as their first and best option the so-called “researching-acting” methodology. Under this concept of reflexive school “supervision” emerges with an enormous importance, as an enabling mean to convey both reflexive attitudes and skills, which will be at the same time a way of helping and making it possible to reach an individual and professional development of both the teachers and the school itself as an established institution. Taking the above facts as our assumptions, the purpose of this research project is to get to know the teacher's thoughts about the role played by supervision with a view towards attaining an emergent reflexive school. Bearing this in our minds, we set out the main purposes, which led our way throughout this research and study: 1) To become familiar whit the concept and practice of supervising on behalf of different agents within a secondary school. 2) To learn more about the different agents ways of perceiving both the supervising functions and the way they are actually carried out; 3) To get information of the real impact of supervision practices on the teaching staff development as professionals. 4) To identify eventual contributions of supervision towards the emergency of a reflexive school as well as towards its organizational development. Bearing in mind the suggested purposes, we carried out a research study centered on the case study of a secondary school, following the so-called qualitative methodology. We used the documental analysis and also the semi-guide lined interview as our main method for collecting relevant data and we used the contents analysis as our main method for interpreting those data. The final results clearly show the development and increasing progress of reflexive and collaborative attitudes on behalf of the educational agents. Nevertheless, the still remaining negative views about supervision lead to inevitable resistance and prevent the supervisors from playing a more intervenient role both in the teaching staff’s work and also in the clear emergency of a reflexive school.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3905
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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