Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3904
Título: A integração das TIC no ensino secundário em Cabo Verde : um estudo de caso
Autor: Silva, José da Cruz Andrade e
Orientador: Amante, Lúcia
Palavras-chave: Ensino secundário
Tecnologia da informação e comunicação
Inovações educativas
Cabo Verde
CITs integration
Secondary education
Cape Verde
Data de Defesa: 2015
Citação: Silva, José da Cruz Andrade - A integração das TIC no ensino secundário em Cabo Verde [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2015. 216 p.
Resumo: Actualmente, um desafio permanente se coloca ao sistema educativo em todo o mundo devido aos impulsos decorrentes das incomensuráveis possibilidades que as TIC oferecem ao processo de ensino e aprendizagem e na mudança que elas acarretam nas atitudes dos agentes educativos e na própria estrutura escolar. Em Cabo Verde as TIC têm despertado interesse dos responsáveis da educação no concernente ao seu uso em contexto pedagógico e a existência de projectos voltados para sua utilização no ensino secundário é uma realidade. Com efeito, iniciou-se no ano lectivo 2009/2010 a experiência de integração das TIC em duas escolas secundárias do país. Porém, volvidos cinco anos, importa saber como estão sendo vivenciadas estas experiências, particularmente no que diz respeito à disponibilidade e acessibilidade das TIC por parte dos principais agentes educativos, a forma como se organiza a escola para colocá-las à disposição destes, o grau de satisfação dos professores com relação à sua formação em TIC, as atitudes dos professores e alunos face as TIC e o nível de sua utilização em contexto de sala de aula. De modo que, o problema em estudo centra-se em saber como está a decorrer o processo de integração das TIC no ensino secundário, no âmbito das atuais políticas de incentivo ao uso das tecnologias na educação. Do ponto de vista metodológico optamos por um estudo de caso de natureza exploratória (Yin, 1993; Gil, 1994; Morgado, 2012) e para recolher os dados aplicamos dois inquéritos por questionário, em formato papel, um dirigido a alunos, (uma turma por ano) e outro a todos os professores da escola em estudo. Foram também realizadas duas entrevistas a dois dirigentes da escola. A escolha de fontes quantitativas (inquéritos) e qualitativas (entrevistas) tem base de sustentação nos argumentos apresentados por Yin (1994) e Coutinho (2005). As conclusões do estudo apontam para o reconhecimento de que há ainda muito por fazer no tocante à integração pedagógica das TIC, principalmente no que tange à disponibilidade das TIC (a maioria dos alunos não tem acesso aos computadores e não existem softwares), na organização da escola (falta de técnicos qualificados, e inexistência de projecto pedagógico para uso das TIC), na formação dos professores (necessidade de formação continua) e na ausência das TIC nas práticas pedagógicas, conforme nos ensina a literatura especializada sobre a integração das TIC (Pelgrum, 2001; Paiva, 2002; Silva & Miranda, 2005; Amante, 2007; OIE, 2008, Sunkel, 2009; Barbosa & Loureiro, 2011).
Currently, a permanent challenge has been placed on the educational system throughout the world due to the impulses derived from the immeasurable possibilities that Communication and Information Technologies (CITs) offer to the teaching and learning process, and on the change that they cause on the educational agents’ as well as the school’s structure itself. In Cape Verde, CITs have aroused interest from the authorities accountable for education concerning its use in the pedagogic context, and the existence of projects turned to its use on secondary education is a reality. Hence, in the school year of 2009/2010, the integration experience of CITs began in 2 high schools of the country. Nevertheless, after 5 years it is important to know how these experiences have been, particularly, in respect to the accessibility and availability of CITs bythe leading educational agents, the way the schools are organized to make them available, the degree of teacher satisfaction with relation to their CITs training, teacher and student attitudes towards CITs, and usage level in the classroom. Thus, the problem in study is aims at learning how the CITs integration process in the secondary education is occurring within the actual incentive politics towards the use of educational technology. From the methodological point of view, we chose a case study of exploratory nature (Yin, 1993; Gil, 1994; Morgado, 2012) and for collecting data we applied 2 inquiries per questionnaire, in paper format, directed at students, (a class per year) and another to every teacher at the school in study. Two interviews were also held with 2 school directors. The choice of quantitative (inquiries) and qualitative (interviews) sources are supported by statements presented by Yin (1994) and Coutinho (2005). The conclusions of the study point to the knowledge that there is still a great amount to be done regarding the pedagogic integration of CITs, mainly with respect to the availability of CITs (the majority of the students do not have access to computers and there are no softwares), the school’s organization (lack of qualified technicians and an absence of a pedagogic project for CITs usage), on teacher training (a demand for continuing education) and in the absence of ICT in teaching practices, as taught in the specialized literature on CITs integration (Pelgrum, 2001; Paiva, 2002; Silva & Miranda, 2005; Amante, 2007; OIE, 2008, Sunkel, 2009; Barbosa & Loureiro, 2011).
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3904
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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