Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3860
Título: As expressões artísticas no curriculum do 1º ciclo : relevância no desenvolvimento integral do aluno
Autor: Rocha, Maria Helena Ribeiro da
Orientador: Marques, Maria do Céu
Palavras-chave: Educação artística
Ensino básico
1º Ciclo
Criação artística
Curriculum
Art
Artistic education
Artistic expressions
Primary school curriculum
Learning
Data de Defesa: 2014
Citação: Rocha, Maria Helena Ribeiro da - As expressões artísticas no curriculum do 1º ciclo [Em linha] : relevância no desenvolvimento integral do aluno. Lisboa : [s.n.], 2014. 138 p.
Resumo: O estudo que nos propomos efetuar, partiu do pressuposto geral de que a Educação Artística continua a ter um lugar pouco significativo no contexto do Sistema Educativo Português. As conceções atuais sobre a aprendizagem apontam para uma escola de saberes e competências que preparam os alunos não só para as áreas de estudo, mas também para a vida, encarando o indivíduo num sentido holístico. Consideramos relevante para esta investigação, compreender o valor, a perceção, as ideias, significados, interpretações e os sentimentos dos professores sobre o ensino das expressões artísticas no 1º ciclo do ensino básico, no desenvolvimento global da criança e se estes põem em prática as expressões artísticas, conforme preconiza o currículo do 1º ciclo. As principais linhas de força que orientaram este trabalho de investigação estão ligadas a duas vertentes que constituem o quadro teórico-concetual desta pesquisa: a educação artística como prioridade essencial na escola e as expressões artísticas como relevância no desenvolvimento integral do aluno. O trabalho empírico assenta numa abordagem fenomenológica, de natureza descritiva e interpretativa, centrado numa metodologia qualitativa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. A análise e a interpretação de dados foram feitas através da técnica de análise de conteúdo que permitiu a obtenção de informação relevante para o nosso estudo. Os resultados obtidos revelam que os professores, apesar de terem uma carga horária semanal de 3 horas para a prática das expressões artísticas, as subvalorizam na gestão e prática do currículo em relação às outras áreas curriculares, considerando que as áreas curriculares de matemática e português são objeto de exame nacional. Os professores sinalizam a necessidade de haver mais formação para a aquisição de conhecimentos e competências para se sentirem mais à vontade na realização de atividades de expressões artísticas e reconhecem a importância da coadjuvação na melhoria da sua prática letiva. Embora os professores sintam dificuldade na prática efetiva das expressões artísticas, consideram-nas importantes no desenvolvimento pessoal e cultural da criança, possibilitando uma formação integral. Com este estudo, pretende-se a promoção da educação artística na escola e, de alguma forma, contribuir para que as expressões artísticas ocupem o seu verdadeiro lugar no 1º ciclo do ensino básico.
The study that we propose to undertake, lays its foundations on the general assumption that Artistic Education continues to have a low key role in the context of the Portuguese Education System. The current thinking regarding learning, points to a school of knowledge based on competencies which prepares the students not only academically but also for real life, looking at the person holistically. We consider relevant for this research, to understand the value, perception, ideas, meanings, interpretations and the feelings of the teachers about the teaching of artistic expressions in the primary school in the overall development of the child and put in practice the artistic expressions, as per the curriculum of the primary school. The main forces guiding this research are connected to the conceptual and theoretical framework of this research: The artistic education as an essential priority at the school and the relevance of the artistic expressions in the overall development of the student. The empiric work lies on a phenomenological approach of descriptive and interpretative nature, centred in a qualitative methodology. The data collection method used was the enquiry by questionnaire. The analysis and interpretation of the data was performed using the content analysis technique which enabled getting the relevant information for the study. The obtained results indicate that teachers, despite having 3 hours per week dedicated to artistic expressions, they neglect them in the management and practice of the curriculum when compared with other curricular fields, considering that curricular areas of maths and portuguese are subject to national exams. The teachers highlight the need for more training to gain more knowledge and competencies in order to feel comfortable in performing artistic expressions activities and they acknowledge the importance of cooperation in the improvement of the teaching practice. Although the teachers face difficulties in teaching artistic expressions, they consider them important for the personal and cultural development of the child, enabling an integral training. This study aims to promote the artistic education at the school and that artistic expressions have a real place in the primary school.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3860
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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