Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3859
Título: Estilos e perfis de líderes intermédios com funções de avaliação de desempenho docente : discussão conceptual
Autor: Ricardo, Luís
Henriques, Susana
Seabra, Filipa
Palavras-chave: Avaliação do desempenho docente
Estilos de liderança
Organizações escolares
Perfis de liderança
Reconfigurações sociais
Leadership profiles
Leadership styles
Teachers evaluation
School organizations
Social reconfiguration
Data: Jun-2012
Editora: Associação Portuguesa de Sociologia - APS
Citação: Ricardo, Luís; Henriques, Susana; Seabra Filipa - Estilos e perfis dos líderes intermédios com funções de avaliação de desempenho docente : discussão conceptual. In Congresso Português de Sociologia, 7, Porto, 2012 - "Sociedade [Em linha] : crise e reconfigurações: atas". Lisboa : APS, 2012. ISBN: 978-989-97981-0-6. 12 p.
Resumo: Pretendemos neste texto discutir os conceitos “perfil de liderança” e “estilo de liderança” a partir das lideranças intermédias que têm a função de avaliar o desempenho dos docentes. Esta reflexão é baseada na investigação em curso de um dos autores no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, da Universidade Aberta, com o título “Estilos e perfis dos líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente”. Neste contexto, procuramos distinguir os dois conceitos partindo do entendimento de “perfil” enquanto predominantemente relacionado com as características profissionais/académicas existentes/exigidas e de “estilo” mais ligado às características pessoais moldáveis e relacionadas com os traços de personalidade ou eventualmente com as formas de atuação impostas pelo líder de topo. Os recentes desenvolvimentos das políticas educativas têm vindo a colocar as instituições escolares no centro das preocupações sociais. Concretamente, medidas como a generalização dos programas de avaliação de desempenho docente e a sua relação com a implementação de um novo modelo de gestão da escola têm contribuído para a reconfiguração da organização escolar ao nível das suas dinâmicas internas de funcionamento. Neste sentido, interessa compreender os modos como a organização escolar reage a este tipo de imperativos, de que forma recria as suas dinâmicas através da compreensão das práticas e olhares dos sujeitos nos seus contextos de ação. Debruçar-nos-emos, então, por mobilizar os conceitos referidos tendo por referência a conjuntura atual de acentuados condicionalismos, o quadro de reflexividade social e a complexidade da organização escolar.
In this article we intend to discuss the concepts of ”leadership profile” and “leadership styles” of the intermediate leaders, whose function is to evaluate teachers’ performance in schools. This reflection is based upon the investigation being led by one of the authors within his PhD in Education, specialty in Educational Leadership, at Universidade Aberta, entitled “Styles and profiles of the school intermediate leaders with teacher evaluation functions”. In this context, we try to distinguish both concepts by considering “profile” as mainly related to professional/academic characteristics existing/required and “style” as connected to personal, flexible, personality-related traits or, eventually, with courses of action imposed by the top leader. Recent developments on education policies have been putting educational institutions in the centre of social concerns. Specifically, measures such as the generalizations of the teacher evaluation programs and its relation to the implementation of a new model of school management, have contributed to rearrange school organization in its internal functioning dynamics. In this sense, it is important to understand how schools reply to these impositions, how they recreate their dynamics through the understanding of practices and the perspectives of the subjects in action. We then start to summon the referred concepts, regarding the current juncture with marked constraints, the framework of social reflexivity and the complexity of school organization.
Descrição: Congresso realizado na Universidade do Porto de 19-22 de Junho de 2012
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3859
http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&lg=pt
ISBN: 978-989-97981-0-6
Versão do Editor: http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0238_ed.pdf
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

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