Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3854
Título: Educação a distância e participação política sustentável : o contributo da Universidade Aberta de Portugal no contexto internacional
Autor: Gomes, Josenir Hayne
Orientador: Caetano, João Carlos Relvão
Palavras-chave: Universidade Aberta
Ensino a distância
Participação social
Desenvolvimento sustentável
Participação política
Comunidades virtuais
Medição
Tutoring
Distance education
Political participation
Tutorship
Sustainability
Data de Defesa: 2014
Citação: Gomes, Josenir Hayne - Educação a distância e participação política sustentável [Em linha] : o contributo da Universidade Aberta de Portugal no contexto internacional. [Lisboa] : [s.n.], [2014]. 134 p.
Resumo: Os debates da última década sobre o papel da educação, particularmente da educação superior a distância, na formação das pessoas permitiram, se não estabelecer novos cânones, pelo menos definir novas pistas de pesquisa, orientações e metas políticas a propósito de tópicos como: para que serve a educação superior a distância e como se deve organizar; como se devem gerir as universidades de ensino a distância e garantir a sua sustentabilidade; como se devem estruturar e ligar realidades pelo menos em parte novas como os planos curriculares, os regimes de tutoria ou a relação entre estudante e trabalho. Por outro lado, um dos aspectos mais relevantes nas sociedades contemporâneas tem a ver com a forma como se processa a introdução dos estudantes ao trabalho e se potencia a sua participação cidadã, o que assume particular configuração na educação a distância. Nesta pesquisa, a autora indaga o modo como, especialmente na Universidade Aberta (UAb) de Portugal, se processa a colaboração no âmbito da comunidade educativa, com vista à transformação pelos estudantes da informação em conhecimento, segundo padrões de flexibilidade e interatividade, e ainda de que modo isso se reflete no desenvolvimento da comunidade social e política por via da participação das pessoas. Sustenta a autora que, dada a flexibilidade, espacial e temporal, dos processos de aprendizagem na UAb, os aprendentes mantêm entre si e com os professores/tutores interações de um novo tipo que permitem novas formas de intervenção nos ambientes virtuais de aprendizagem e de participação na sociedade. Tudo isto contribui para a construção da cidadania pelos estudantes, como agentes transformadores da realidade.
The debates of the last decade on the role of education, particularly of distance learning education, in the training of people allowed, if not to establish new canons, at least to define new research approaches, guidelines and political goals relatively to topics such as the purpose of distance learning education and its derivatives, ie, what education is and what for, how universities should manage their own processes and ensure their sustainability and, finally, how they should structure and connect realities which, in part, are new such as curricula, mentoring schemes or the relationship between students and labor. On the other hand, one of the most important aspects in contemporary societies is related to what students do as future professionals and participative citizens, which assumes a particular configuration in distance learning education. In this research, the author studies how the collaboration within the educational community, especially at Universidade Aberta of Portugal, takes place and how the students transform information into knowledge according to standards of flexibility and interactivity. She further investigates the consequences it has relatively to social development and political participation. Given the spatial and temporal flexibility of learning processes in UAb, students establish – one to each other and with teachers / tutors – new types of interactions which enable them to develop new forms of intervention in virtual learning environments and new forms of participation in the society.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3854
Aparece nas colecções:Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação / Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP

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