Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3673
Título: Uso dos fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa : estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º ciclo
Autor: Seabra, Filipa
Barros, Daniela Melaré Vieira
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
Estratégias pedagógicas
Fóruns
Collaborative learning
Elearning
Pedagogical strategies
Forums
Data: 2011
Editora: Insituto Politécnico de Bragança
Citação: Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira - Uso dos fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa : estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º ciclo. In ieTIC 2011. Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança, 2011 - "Livro de actas [Em linha] : conferência...". Editado por Vitor Gonçalves [et al.]. Bragança : Instituto Politécnico de Bragança, 2011. ISBN 978-972-745-120-3. p. 215-225
Resumo: Inscrita numa pedagogia de matriz sócio-construtivista, a aprendizagem colaborativa encontra eco no modelo pedagógico da Universidade Aberta, com particular incidência no 2.º ciclo de estudos de Bolonha A este nível, e através do uso dos fóruns, o trabalho colaborativo é um pilar essencial da construção do conhecimento por parte dos estudantes. Tal abordagem requer, da parte do professor, cuidados ao nível pedagógico, incluindo, mas não se limitando, à planificação cuidada da estrutura das tarefas, objectivos e recompensas. O estudo de caso, cujos resultados preliminares apresentamos, baseia-se na análise dos fóruns de uma Unidade Curricular do 2.º ciclo, atendendo às estratégias de organização do trabalho colaborativo dos estudantes. Propomos uma grelha de análise destas comunicações cujo uso não se limita a este caso. Esta análise visa dar contributos para a promoção de formas de articulação entre estudantes mais eficazes com vista a uma aprendizagem colaborativa efectiva
Inscribed within a pedagogy of constructivist matrix, collaborative learning is echoed in the pedagogical model of Universidade Aberta (Portugal), particularly concerning the 2nd cycle of studies (master degree). At this level, an through the use of forums, collaborative work is a lynchpin to the construction of knowledge by students. Such an approach requires pedagogical care from the teacher, including but not limited to the careful planning of the structure of activities, objectives, and rewards. The case study we are reporting is based on the analysis of forums of a Curricular Unit of the 2nd Cycle, attending to the students strategies for the organization of collaborative work. We propose a matrix for the analysis of such interactions, whose use is not limited to this case. This analysis intends to yield contributions for the promotion of more effective ways of articulation among students, in order for an effective collaborative learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3673
ISBN: 978-972-745-120-3
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10198/7431
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Seabra e Barros 2011.pdf331,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.