Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3671
Título: Organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning : impactos
Autor: Seabra, Filipa
Henriques, Susana
Palavras-chave: Organização do trabalho docente
Elearning
Data: 2012
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Seabra, Filipa; Henriques, Susana - Organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning : impactos. In ticEDUCA 2012. Congresso Internacional TIC e Educação, 2, Lisboa, 2012 - "Em direção à educação 2.0 [Em linha] : atas". Organizado por João Filipe Matos, et al. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. ISBN 978-989-96999-8-4. p. 3584-3602
Resumo: O debate e a prática do ensino superior têm sido transversalmente marcados por questões como o enfoque no e-learning, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente a aprendizagem a distância, a aprendizagem ativa, a aprendizagem cooperativa, a aprendizagem baseada na solução de problemas. Este tipo de questões configura um novo paradigma centrado no estudante e a dimensão social do ensino superior, que, em Portugal, se debruça em particular sobre os adultos e os estudantes de baixo estatuto socioeconómico como públicos sub-representados. De forma plenamente integrada neste contexto, o ensino a distância em modalidade e-learning tem vindo a ganhar expressão no panorama Português, onde se destaca a Universidade Aberta. A especificidade da modalidade de ensino e do público alvo determinaram a elaboração de um modelo pedagógico virtual próprio, informado por quatro eixos fundamentais: a aprendizagem centrada no estudante; o primado da flexibilidade; o primado da interação; e o primado da inclusão digital. Estas características, de entre as quais destacamos a flexibilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem têm impactos ao nível do espaço e tempo em que se desenvolve o trabalho docente, e consequentemente ao nível da gestão do tempo levada a cabo pelos professores. Propomo-nos, nesta comunicação, recorrendo a um levantamento das experiências de professores da Universidade Aberta, relacionadas com as formas de organização do trabalho docente e de gestão do tempo, questionar-nos sobre estes impactos.
The debate and practice of higher education have been marked by issues such as the focus on e-learning, new methods of teaching and learning, including distance learning, active learning, cooperative learning, problem-solving-based learning. These kinds of issues set up a new student-centered paradigm and stress the social dimension of higher education, which, in Portugal, focuses in particular on adults and students from low socio-economic status as underrepresented audiences. Integrated in this context, e-learning distance education has gained expression in the Portuguese panorama, particularly at the Universidade Aberta. The specificity of teaching mode and the target audience led to the development of a pedagogical model, informed by four virtual fundamental axes: student-centered learning; the primacy of flexibility; the primacy of interaction; and the primacy of digital inclusion. These features, among which we highlight the flexibility inherent to the teachinglearning process have impacts at the level of space and time in which the teaching work takes place, and consequently at the level of time management by teachers. We propose, in this communication, based on a survey of the experiences of professors from the Universidade Aberta, related to the forms of work organization and time management, questioning these impacts.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3671
ISBN: 978-989-96999-8-4
Versão do Editor: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/19.pdf
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

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