Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3664
Título: Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores
Autor: Seabra, Filipa
Palavras-chave: Currículo
Competência
Ensino básico
Prática docente
Data: 2011
Editora: Universidade da Coruña
Citação: Seabra, Filipa - Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores. In Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 11, Coruña, 2011 - "Congreso internacional ... [Em linha] : libro de actas". Organizado por Alfonso Barca Lozano [et al.]. Coruña : Universidade da Coruña, 2011. ISSN 1138-1663. p. 1217-1228
Resumo: O conceito de competência relaciona-se com a valorização de uma aprendizagem contextualizada e em ação, em resposta à evolução rápida dos saberes e das práticas profissionais (Pacheco, 2005). A organização curricular por competências integrou o currículo do ensino básico português em 2001, com a publicação do Decreto-Lei 6/2001 e posterior publicação do documento «Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais». Quase 10 anos após a sua introdução, impunha-se a avaliação desta reforma curricular, uma vez que “o futuro de uma reforma joga-se nas instituições e nas salas de aula” (Perrenoud, 2003: 18), de modo que o estudo das formas de apropriação do conceito por parte dos professores do ensino básico, e das alterações que imprimiram às suas práticas pedagógicas e de avaliação em consequência da sua introdução na organização curricular portuguesa, se destacam como fulcrais. A presente comunicação apresenta os resultados da análise documental de planificações e instrumentos de avaliação desenvolvidos por 16 professores do ensino básico, dos distritos de Braga e Porto e de diferentes ciclos e grupos disciplinares. Os resultados vão no sentido de uma apropriação superficial do conceito em análise, assim como de uma alteração mais semântica do que substantiva ano nível das práticas docentes.
Descrição: Congresso realizado na Universidade da Corunha de 7-9 de Setembro de 2011
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3664
ISSN: 1138-1663
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Seabra2011.pdf808,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.