Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3640
Título: Componentes de formação no plano de estudos : a componente prática num curso profissional de osteopatia
Autor: Barreto, Nuno Miguel Santos
Orientador: Gaspar, Ivone
Palavras-chave: Formação profissional
Cursos profissionais
Osteopatia
Trabalhos práticos
Plano curricular
Curriculum
Professional course
Practical component
Osteopathy
Pedagogical supervision
Data de Defesa: 2014
Citação: Barreto, Nuno Miguel Santos - Componentes de formação no plano de estudos [Em linha] : a componente prática num curso profissional de osteopatia. Lisboa : [s.n.], 2015. 139 p.
Resumo: Este trabalho, desenvolvido no domínio da Educação/Formação de adultos, centra-se na Formação profissional e no impacto do desenvolvimento e aquisição de competências práticas para um determinado perfil profissional. A pertinência deste estudo prende-se com a importância crescente atribuída ao desenvolvimento do currículo. Este estudo incidirá na análise do plano de estudos de um curso profissional de Osteopatia em Lisboa, no sentido de conhecer o significado e a importância da componente prática para o perfil técnico, adequada à funcionalidade do perfil profissional desenvolvido pelo curso tendo por base a análise documental e a recolha da opinião dos vários atores educativos sobre o referido plano de estudos. Na pretensão de dar visibilidade à importância de um currículo específico centrado na componente prática e na respetiva supervisão pedagógica, procura-se conhecer o modo como é interpretado o currículo e a perspetiva dos professores, alunos e ex-alunos sobre essa componente prática em campo de trabalho. As opções metodológicas desta investigação passam por um estudo de caso privilegiando a pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem tendencialmente qualitativa. Partindo de dois pressupostos - (i) há ainda um longo caminho a percorrer quanto ao enquadramento da componente prática nos planos de estudos dos cursos profissionais e (ii) a supervisão pedagógica ainda é vista, por muitos agentes educativos, como processo inspetivo e “inquisitório” - importará realçar a imprescindibilidade da componente prática, abonar a complexidade e importância da supervisão e relevar a relação entre supervisor e professor. Este estudo pretende ser estruturante na Reorganização Curricular do Ensino Profissional do Curso de Osteopatia por forma a ir mais além, concretizando medidas que ajustem os seus planos de estudos às necessidades de um ensino moderno e exigente, visando a componente prática com resultados na satisfação das expetativas dos alunos e professores. Admite-se que possa ainda contribuir para fundamentar a regulamentação da profissão no que ao ensino (isto é, aos cursos de formação) diz respeito.
This research, developed in the field of Education / Adult Education, focuses on vocational training and the impact of the development and acquisition of practical skills for a particular job profile. The relevance of this study relates to the growing importance attached to the development of the curriculum. This study will focus on the analysis of the curriculum of a professional course of Osteopathy in Lisbon , in order to know the meaning and importance of the practical component for, proper functionality of the professional profile developed by ongoing technical profile based on document analysis and collection of opinions from various educational on that syllabus actors . On the pretense of giving visibility to the importance of a specific curriculum focused on practical and on the respective pedagogical supervision, seeks to know how the curriculum is interpreted and the perspective of teachers, students and former students about this practice component in field work. The methodological choices of this investigation go through a case study focusing on the exploratory and descriptive research with a somewhat qualitative approach. Starting from two assumptions - (i) there is still a long way to go regarding the classification of the practical component in the curricula of vocational courses and (ii) the pedagogical supervision is still seen by many educators as inspective process and "inquisitorial " - import highlight the indispensability of the practical component, fertilize the complexity and importance of supervision and reveal the relationship between supervisor and teacher. This study aims to be the structural reorganization of Vocational Education Curriculum Course of Osteopathy in order to go further, implementing measures which adjust their curricula to the needs of a modern and demanding education, aiming at practical component results in meeting the expectations students and teachers. That may also contribute to support the regulation of the profession in teaching (ie, training courses ) is assumed with respect .
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3640
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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