Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3632
Título: A supervisão pedagógica : significados e operacionalização
Autor: Gaspar, Ivone
Seabra, Filipa
Neves, Cláudia
Palavras-chave: Supervisão
Supervisão pedagógica
Liderança
Regulação
Data: 2012
Editora: Universidade Católica Portuguesa
Citação: Gaspar, Ivone; Seabra, Filipa; Neves, Cláudia - A supervisão pedagógica: significados e operacionalização. "Revista Portuguesa de Investigação Educacional" [Em linha]. ISSN 1645-4006 (Impresso) ISSN 2182-4614 (Online). Vol. 12 (2012), p. 29-57
Resumo: Estamos perante um texto de natureza teórica que procura analisar e situar o conceito de supervisão no campo pedagógico. Decidimos, portanto, elaborar uma análise percorrendo duas etapas: na primeira refletimos sobre o conceito de supervisão e numa segunda transportamos este conceito para um composto que o adjetiva: a supervisão pedagógica. Entretanto, o conceito de supervisão pedagógica tem conhecido uma evolução de significado, o que se projeta no alargamento da sua abrangência. Assim, a segunda etapa deste estudo estrutura-se em três pontos: linha evolutiva do significado de supervisão no campo pedagógico; relação entre os conceitos de supervisão, liderança e regulação no campo pedagógico; e proposta de uma definição de supervisão pedagógica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3632
ISSN: 1645-4006 (Impresso)
2182-4614 (Online)
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RPIE1202_A_Supervisao_Pedagogica_Significados_Operacionalizacao.pdf175,84 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.