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Título: Literacia ambiental em alunos da Região da Serra da Aboboreira
Autor: Almeida, Marília Barbosa
Azeiteiro, Ulisses
Santos, Paulo Talhadas dos
Palavras-chave: Literacia ambiental
Conhecimento escolástico e informal
Atitudes
Serra da Aboboreira
Estudantes do ensino secundário
Data: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Citação: Almeida, Marília Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dos - Literacia ambiental em alunos da Região da Serra da Aboboreira. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X. Vol. 5, nº 1 (2014), p. 22-38
Resumo: A literacia ambiental relaciona-se com o ambiente, pelo conhecimento que o cidadão possuiu, com as atitudes que o indivíduo toma, e com os valores que o cidadão tem perante o meio que o rodeia. Quando o indivíduo demonstra literacia ambiental, está apto a compreender a importância que o ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade e a tomar as atitudes decorrentes dessa importância. Com o presente trabalho pretendeu-se avaliar a literacia ambiental dos alunos a frequentar o 10º ano do ensino secundário, que residem na Serra da Aboboreira e nas áreas urbanas e periurbanas envolventes. A metodologia de inquérito foi aplicada por recurso ao questionário escrito. Este questionário permitiu avaliar o grau de proficiência em literacia ambiental com base na avaliação de duas componentes, atitudes e conhecimentos (conhecimento escolástico e conhecimento informal). A população estudada (460 alunos do 10º ano) abrangeu três estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Amarante, Escola Básica e Secundária Vale de Ovil e Escola Secundária do Marco de Canaveses. Apesar dos resultados serem semelhantes entre os indivíduos inquiridos que residem na Serra da Aboboreira e nas áreas urbanas e periurbanas, os alunos não serranos apresentaram valores ligeiramente superiores de conhecimento cognitivo e ligeiramente inferiores na componente atitudinal comparativamente aos serranos. Os estudantes inquiridos residentes na Serra da Aboboreira e residentes nas áreas urbanas e periurbanas apresentaram, globalmente, um nível suficiente de literacia ambiental, com uma componente cognitiva classificada como insuficiente e uma componente atitudinal com nível suficiente.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3603
DOI: http://revistas.ua.pt/index.php/captar/issue/view/209
ISSN: 1647-323X
Versão do Editor: http://revistas.ua.pt/index.php/captar/issue/view/209
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