Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3578
Título: Contributos para a caracterização do género académico ‘Resposta de Desenvolvimento’
Autor: Silva, Paulo Nunes da
Santos, Joana Vieira
Palavras-chave: Discurso académico
Género
Resposta de desenvolvimento
Parâmetros de género
Data: 2011
Citação: Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira - Contributos para a caracterização do género académico "Resposta de desenvolvimento". In SIMELP. Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 3, Macau, 2011 - "A formação de novas gerações de falantes de português no mundo" [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2011. ISBN 978-99965-1-035-9. p. 27-38
Resumo: Uma vez que caracterizar os géneros do discurso académico permite identificar os processos de construção dos textos que os integram, permitirá também melhorar a proficiência dos estudantes do ensino superior. A este respeito, Parodi (2009), evidenciou não só a maior ou menor diversidade de géneros das leituras aconselhadas em diferentes cursos, como também a conveniência de basear as reflexões sobre os géneros em corpora extensos e adequadamente ricos. Numa linha complementar, propomo-nos contribuir para a reflexão teórica sobre géneros do discurso académico, sob a perspetiva das práticas de escrita na universidade. Analisámos um corpus de 179 textos (de 500 a 1000 palavras), pertencentes ao género resposta de desenvolvimento, obtidos em exames de Ciências Humanas. Tendo selecionado respostas com sequências de tipo argumentativo, identificámos os parâmetros mais relevantes segundo os níveis textuais propostos por Adam (2001) – semântico, enunciativo-pragmático, composicional e estilístico-fraseológico: a) nível semântico – conteúdos adequados à área de estudo em causa, seleção de argumentos pertinentes, explicitação de tese; b) nível enunciativo-pragmático – marcas de contexto socioprofissional e das condições de produção; c) nível composicional – sequências argumentativas, estruturação em partes funcionalmente distintas; d) nível estilístico-fraseológico – léxico especializado, conetores discursivos, citações. Estes parâmetros caracterizam os textos do género resposta de desenvolvimento, e permitem delimitá-lo relativamente a outras classes, o que contribuirá para o conhecimento do discurso académico, e, por outro lado, para a implementação de melhores práticas de produção escrita no ensino superior.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3578
ISBN: 978-99965-1-035-9
Aparece nas colecções:Linguística - Comunicações em congressos, conferências / Linguistics - Communications in congresses, conferences

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