Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3523
Título: Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
Autor: Neves, Olinda Alves
Orientador: Moura, Ana Pinto
Azeiteiro, Ulisses
Palavras-chave: Meio ambiente
Qualidade do ambiente
Desenvolvimento sustentável
Consumo
Atitude
Comportamento
Cabo Verde
Consumption
Sustainable consumption
Sustainability
Sustainable environment
Data de Defesa: 2014
Citação: Neves, Olinda Alves - Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário [Em linha]. [São Vicente] : [s.n.], 2014. 415 p.
Resumo: A exploração exacerbada dos recursos naturais para a satisfação das necessidades humanas e para a manutenção de certos padrões de consumo e estilos de vida provocou a exaustão dos recursos da natureza, a degradação sócio ambiental e a perda de valores na relação homem natureza. O problema não é o consumo porque somos consumidores. O presente estudo teve como objetivo principal aferir e compreender o nível de conhecimento, os comportamentos pró e pós-consumo, a natureza e a extensão das oportunidades e ameaças, bem como pontos fortes e fracos que os alunos e professores da escola secundária selecionada apresentam em relação ao consumo e sustentabilidade e a promoção de ações conducentes à sustentabilidade ambiental. Para a sua realização utilizou-se um guião de entrevistas elaborado para servir de instrumento de gestão da entrevista semi estruturada dirigida a uma amostra de 18 participantes. Os resultados indicam que a maioria dos participantes apresenta um nível de conhecimento satisfatório sobre o consumo e a sustentabilidade, embora se tenha verificado algumas discrepâncias entre os discursos ambientalmente sustentáveis e as práticas de consumo diário. As dificuldades financeiras, os preços elevados e a iliteracia ambiental são as justificativas apresentadas. Constatou-se no grupo uma consciência e sensibilidade para a proteção ambiental, aliadas a uma forte recetividade às informações veiculadas ao longo do estudo, valores que devem ser valorizados e estimulados pela educação ambiental, que deve ser transversal a toda a sociedade, pois para a sustentabilidade do planeta é necessário que todos passem por uma alfabetização ecológica.
The exaggerated exploration of natural resources to satisfy basic human needs, and to support certain lifestyles, as well as patterns of consumption, have caused overuse of the natural resources, degradation of the environment and loss of the relationship between men and nature. The issue is not consumption per say since we are all consumers. The main objective of this study is to assess and understand the level of knowledge, the behaviors before and after consumption, the nature and extent of opportunities and threats, as well as the strengths and weaknesses that students and high school teachers presented in relation to the consumption, sustainability and the promotion of actions that can lead to environmental sustainability. In order to get to that realization, a guide of interviews was created to serve as a management tool of the semi-structured interview to 18 participants. The results suggest that the majority of the participants demonstrated a satisfactory level of knowledge about consumption and sustainability; however, there were some discrepancies between sustainable environment and the practice of daily consumption. The justifications presented were high prices, economic hardship, and environmental illiteracy. It was observed that in the group there was an awareness and sensitive acknowledgment about the preservation of the environment, combined with a strong willingness to receive information throughout the study. This should be praised and stimulated for the education about the environment, which should be transmitted to the whole society, because an environmental literacy is vital for the sustainability of the planet.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3523
Aparece nas colecções:Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação / Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMCAP_OlindaNeves.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.