Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3518
Título: Redes sociais em educação para a saúde : o caso da prevenção do uso de substâncias psicoativas
Autor: Henriques, Susana
Seabra, Filipa
Palavras-chave: Redes sociais
Aprendizagem colaborativa
Comunidades virtuais
Blogues
Educação para a saúde
Data: 2014
Editora: Artesanato Educacional
Resumo: O acesso à informação e ao conhecimento está em profunda transformação no contexto da sociedade em rede, donde decorre a necessidade de redefinir estratégias e metodologias educacionais, tirando partido dos espaços na web. Situamos neste âmbito alguns blogues cujos conteúdos permitem promover competências de educação para a saúde dirigidas a públicos diversificados, seguindo os princípios de uma prevenção seletiva e indicada em ambientes online. Efetivamente, os blogues proporcionam a formação de comunidades virtuais, que se reúnem em torno de interesses e objetivos comuns. Desta forma, constituem uma base adequada para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa em ambientes quer formais, quer não formais ou informais. A prevenção do consumo de substâncias psicoativas com recurso às potencialidades das redes sociais assenta na ideia de que as aprendizagens são tanto mais significativas quanto resultantes de processos que envolvam e impliquem os próprios indivíduos, seguindo estratégias colaborativas interpares.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3518
ISBN: 9789898765017
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capítulo_SH FS-maio2014.doc5,44 MBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.