Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3506
Título: Curadoria de conteúdo : contributo para o estudo do processo de curadoria de conteúdo e do seu potencial para a gestão pessoal do conhecimento
Autor: Silva, Maria Paula Barbosa da
Orientador: Morgado, Lina
Palavras-chave: Gestão da informação
Elearning
Internet
Curadoria de conteúdo
Gestão do conhecimento
Content curation
Information management
Elearning
Personal knowledge management
Data de Defesa: 2014
Citação: Silva, Maria Paula Barbosa da - Curadoria de conteúdo [Em linha] : contributo para o estudo do processo de curadoria de conteúdo e do seu potencial para a gestão pessoal do conhecimento. Lisboa : [s.n.], 2014. 137 p.
Resumo: A curadoria de conteúdo, processo de peneirar a informação na Web, organizando-a, filtrando-a, atribuindo-lhe sentido e partilhando o melhor conteúdo com a nossa rede, é uma temática emergente. Extravasou o marketing e os media sociais online, áreas em que se encontra em grande expansão, e está a ser apropriada por áreas como a educação e formação. Resulta de um movimento conducente à consolidação e organização do conteúdo disponível online, sendo da responsabilidade de um curador coadjuvado por novas ferramentas da Web. Com base num corpus de documentos relacionados com a área em que a curadoria emergiu e de testemunhos dos seus benefícios no ensino/formação, caracteriza-se a definição que constitui o objeto de estudo e elencam-se as características de um curador, as fases e as ferramentas próprias para esta curadoria fora do museu. Identificadas as principais capacidades ativadas pelo processo da curadoria - pesquisa, construção de sentido e partilha - comuns à gestão pessoal do conhecimento, inicia-se um estudo de índole qualitativa, com uma fase inicial de observação seguida da aplicação de um inquérito por questionário online à comunidade internacional, com versões em português e inglês. Para perseguir o objetivo de contribuir para o estudo do processo de curadoria de conteúdo e do seu potencial para a gestão pessoal do conhecimento, foi selecionado o serviço Scoop.it. Relativamente às questões que orientaram a pesquisa, concluímos que a curadoria de conteúdo é uma prática utilizada por agentes ligados ao ensino e/ou à formação. O processo de curadoria analisado através do Scoop.it demonstrou contemplar as três principais capacidades gerais ativadas pela prática de curadoria de conteúdo, havendo evidências do modo como este tipo de curadoria favorece a gestão pessoal do conhecimento. Dado o crescimento explosivo de dados online, aliado à necessidade de encontrarmos informação coerentemente contextualizada por temas, o contributo deste estudo é alertar para a premência da curadoria de conteúdo para fomentar a gestão pessoal do conhecimento.
Content curation, the process of sifting through information on the Web and organizing, filtering, making sense of it, and sharing the very best content with your network, is an emerging theme. It went beyond its thriving areas of online marketing and social media and is being adopted in education and training. It is the expression of a movement toward the consolidation and organization of content on the Web, with tasks undertaken by a curator assisted by new suitable Web tools. Based on a corpus of documents related to the area where curation has emerged and on texts witnessing its benefits in teaching/training, we characterize the definition which constitutes the study object, and we list the curator’s attributes and skills, the key tasks, and the proper tools for this curation outside the museum. After identifying the main skills activated by the curation process - seek, sense, share - common to PKM (personal knowledge management), a qualitative study is undertaken, using firstly an observation method, followed by an online questionnaire, in English and Portuguese, addressed to the international community. In order to pursue the overall objective: to contribute to the study of content curation and its potential for PKM, we selected the service Scoop.it. Concerning the questions that guided the research, we concluded that content curation is a practice used by agents involved in teaching and/or training. The curation activity analyzed on Scoop.it demonstrated that its three major skills were activated during the process, and it displayed evidence about the way curation facilitates PKM. Having in mind the explosive growth in data, combined with our need to be able to find information coherently contextualized by topics, the contribution of this study is to draw attention to the urgency of using content curation to foster PKM.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3506
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMPEL_Paula Silva.pdf5 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.