Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3505
Título: A decisão editorial em televisão : o caso do telejornal da RTP
Autor: Cruz, Carla Isabel Simões dos Santos
Orientador: Amaro, Fausto
Carmo, Hermano
Palavras-chave: Comunicação de massas
Televisão
Informação
RTP
Telejornal
Tomada de decisões
Notícias
Gatekeeping
Television news
Telejornal (RTP)
Grounded theory
Content analysis
Data de Defesa: 2014
Citação: Cruz, Isabel Simões dos Santos - A decisão editorial em televisão [Em linha] : o caso do telejornal da RTP. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vols.
Resumo: Apesar da evolução dos media digitais possibilitar uma partilha de informação mais personalizada, são as Televisões, sobretudo as generalistas, que continuam a deter a primazia na busca de informação de actualidade por parte dos grandes públicos (Buckley, 2008; Colvin, 2007). A informação televisiva antes de se tornar pública, passa por várias fases de concepção (newsmaking) – procura, selecção, redacção e tratamento final – cada uma delas passível de possibilitar contornos simbólicos ao produto noticioso, entendido quer na sua porção mínima – unidade jornalística (notícia) – quer no seu formato global – o jornal. Esta dissertação de Doutoramento centra-se essencialmente na fase da selecção, onde se integra o processo de gatekeeping, um fenómeno de filtragem controlado por sistemas objectivados de regras ou por gatekeepers – neste último caso, há um indivíduo, ou um grupo, que tem o «poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia» (Lewin, 1947:145). Contudo, e porque o processo de decisão editorial é muito mais do que selecionar os itens noticiosos que entram ou são eliminados do processo, analisámos toda a noticiabilidade tornada pública, quer a nível dos conteúdos, como dos aspectos formais que também contribuem para a valoração da informação emitida. Assim, levantámos a nossa questão de pesquisa: “Como é que os editores do Telejornal da RTP percepcionam os constrangimentos valorativos inerentes ao processo de selecção que fazem da factualidade e de que forma são utilizados na construção dos alinhamentos noticiosos?” Para o efeito, adoptámos a observação participante naturalística da tomada de decisão editorial do Telejornal, apoiada por entrevistas etnográficas aos decisores e aos jornalistas e ainda entrevistas semi-estruturadas, apenas aos decisores. Procedemos também à análise de conteúdo do total de notícias (1744) de 62 jornais, emitidos de Segunda a Sexta-feira, entre Janeiro e Março de 2009. Para o efeito, criámos um conjunto de categorias de registo e de unidades de análise para avaliar o ‘sentido’ da informação transmitida. Em termos conclusivos, deparámo-nos com vários factores que exercem ‘forças’ positivas (oportunidades) e/ou negativas (constrangimentos) no processo de decisão noticioso. Este processo está longe de ser linear, e conta eminentemente com influências do sistema social, e da organização. Com esta investigação demonstrámos a pertinência das teorias integracionistas do gatekeeping, que não isolam um único factor de influência, num processo dinâmico como é a tomada de decisão editorial.
Despite the evolution of digital media affords a personalized sharing of information, the Television, mainly the generalist type, still have, nowadays, the primacy in searching current information by the majority of public (Buckley, 2008; Colvin, 2007). Television news, before being a public affair, passes through many conception phases (news making process) - search, selection, writing and final edition - each one with capability to generate symbolic "senses" to the news, understood in its minimum portion - journalistic item - and in its global format - the journal. This doctoral thesis is focused, essentially, in the selection phase, where gatekeeping happens. This is a filtering phenomenon, controlled by objective systems of rules or by gatekeepers - an individual or a group who has the power to decide if information can pass or if it is blocked (Lewin, 1947:145). However, the editorial decision making is much more complex than a mere select or elimination of news items that come to the newsroom gates. Our analysis focused on contents and on shapes of news, because both are enable to give significance to the information. We raised the following research question: "How do the editors of the Telejornal (RTP) perceive the underlying constraints of the selection process they use to decide about factuality, and in which way those constraints are used in the construction of the news alignment?”. We adopted a naturalistic observation of editorial decision-making, participating in the editorial briefings, supported by ethnographic interviews to the decision makers and the journalists, and also semi-structured interviews only to the decision makers. We also performed a content analysis for all the news emitted, through a set of registry categories and units of analysis that allows to understand the social construction of the reality through the transmitted information. The segmentation of issues and the thematic areas for too scarce times and its subsequent priorization, based on the position in which they are placed in the sequential structure of news, the types of narratives shapes, the approaches angles, the news values and sources privileged, the available markets, the competitors’ offers, the social system rules, etc., are some of the many factors that transform an occurrence into a “news happening”. Concluding, we faced several factors that exert positive 'forces' (opportunities) and / or negative ones (constraints) in the decision-making process. This process is far from being linear, and it is highly influenced by the social system, and by the organization. This investigation demonstrated the relevance of the integrationist theories of gatekeeping, which do not isolate a single factor of influence in a dynamic process as the editorial decision-making.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação na especialidade de Sociologia da Comunicação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3505
Aparece nas colecções:Sociologia da Comunicação/Communication Sociology

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