Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3494
Título: O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais : a aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridade
Autor: Fernandes, Maria Alexandra da Silva
Orientador: Dias, Helena Bárbara
Palavras-chave: Ensino assistido por computador
Escrita
Tecnologia da informação e comunicação
Recursos educacionais
Salas de aula
Língua portuguesa
5º ano
Writing
Education
Learning
Technologies
Teaching resource
Data de Defesa: 2014
Citação: Fernandes, Maria Alexandra da Silva - O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais [Em linha] : a aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridade. Lisboa : [s.n.], 2014. 132 p.
Resumo: O presente estudo, intitulado O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais: A aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridade tem por objetivo geral analisar as implicações que os recursos digitais têm no ensino da escrita e na aprendizagem do Português, centrando-se no domínio da ortografia e do processo de revisão de texto, e no potencial contributo que as tecnologias podem disponibilizar neste sentido. Seus objetivos específicos são (i) observar as diferenças entre atividades de escrita que não utilizam recursos digitais com as atividades de escrita que utilizam esse recursos; (ii) analisar as potencialidades dos recursos digitais para a compreensão de regras linguísticas, no plano da representação gráfica das palavras; (iii) analisar as potencialidades dos recursos digitais para a concentração dos alunos e para a sua disponibilidade para a prendizagem; (iv) observar a utilidade de recursos digitais para a superação de dificuldades e (v) contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes e dinâmicas. Para a realização desses objetivos, foi necessário aprofundar os estudos desenvolvidos sobre a competência da escrita (1), com destaque para a complexidade do processo de escrita e a dimensão ortográfica e investigar os estudos sobre (2) Aprender a ensinar com as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Neste âmbito, descrevem-se as orientações feitas pelo Programa Nacional de Português para o Ensino Básico (2009) e é dado especial relevo aos contributos do processador de texto, no processo de revisão de texto e correção do erro. Como resultado foi, então, possível conjugar uma situação pedagógica de ensino e aprendizagem da escrita nas aulas de Português, 5º ano de escolaridade, com as tecnologias de informação e comunicação, explorando-se as potencialidades do computador/processador na recursividade do processo de escrita, na revisão do texto já escrito pelo aluno, conduzindo-o a tomada de decisões e, consequentemente a um aprofundamento da atitude reflexiva face ao seu próprio texto.
This study , entitled “The teaching and learning of writing with digital resources : The class of the Portuguese language in 5th grade” has the objective to analyze the implications that digital resources have in the teaching of writing and learning Portuguese , focusing in the area of spelling and proofing process , and the contribution that technology can offer in this regard. Its specific objectives are ( i ) to note the differences between writing activities that do not use resources with writing activities using this resource ; ( ii ) analyzing the potential of digital resources for understanding linguistic rules , in terms of graphic representation of words; ( iii ) analyze the potential of digital resources for the concentration of students and their readiness for learning ; (iv) Observe the use of digital resources to overcome difficulties and ( v) contribute to more effective and dynamic teaching practices . To achieve these objectives, it was necessary to deepen the studies developed on the competence of writing (1), highlighting the complexity of the writing process and orthographic dimension and investigate studies ( 2 ) Learning to teach with ICT. In this context , we describe the guidelines made by the Portuguese National Programme for Basic Education (2009 ) and is given special attention to the contributions of the word processor , the text revision and correction of the error process. As a result , so it was possible to combine a pedagogical practice of teaching and learning of writing in a classroom Portuguese, 5th grade, with the technologies of information and communication , by exploiting the potential of computer / word processor in the recursion of writing process , in reviewing the text already written by the student , leading him to a decision-making and consequently to a deepening of reflective attitude towards your own text .
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3494
Aparece nas colecções:Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino / Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP

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