Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3473
Título: Contar histórias no palco digital : as potencialidades da tecnologia podcast nas histórias digitais : um estudo de caso : "conta-nos uma história!"
Autor: Jorge, Milena da Conceição
Orientador: Pereira, Alda
Palavras-chave: Literatura infantil
Tecnologia digital
Materiais multimédia
Contador de histórias
Tecnologia da informação e comunicação
Materiais áudio
Children’s literature
Digital stories
Podcast
Learning
1º CEB
Data de Defesa: 2014
Resumo: Contar histórias é uma arte muito antiga, que envolve um conjunto de símbolos e códigos usados de forma semelhante com os mesmos significados, mas adequados a cada período ao longo da nossa história. As histórias são, assim, contadas de geração em geração e vão adquirindo várias fórmulas ao longo dos tempos. Atualmente, vivemos na era dos ecrãs e estamos rodeados de vários tipos, desde o ecrã da televisão ao computador, passando para o ecrã dos tablets, telemóveis, smartphones ou leitores de mp3/mp4. Torna-se cada vez mais pertinente a utilização destes equipamentos no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que promovem novas formas de comunicar, de aprender, de pensar e de ensinar oferendo às crianças e aos alunos um papel mais ativo. A emergência da utilização destes equipamentos, juntamente com a importância de contar histórias, levou-nos a realizar este estudo para tentar compreender quais as potencialidades da sua integração no processo de ensino e aprendizagem. O propósito do estudo tem como principal objetivo contribuir para uma perceção mais profunda das potencialidades da criação de histórias digitais, utilizando a tecnologia podcast, no desenvolvimento de aprendizagens, nomeadamente ao nível das competências de leitura e escrita, dos alunos do 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo desenvolvido teve por base uma estratégia de investigação assente em duas componentes principais: revisão da literatura e utilização de um estudo de caso “Conta-nos uma história! - Podcast na Educação”. Com o objetivo de compreender, o melhor possível, as potencialidades da criação de histórias digitais, utilizando a tecnologia podcast, adotou-se para o desenho do estudo o método misto, uma vez que utiliza métodos de recolha de dados de natureza qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados foram usadas, na primeira fase do estudo, entrevistas e na segunda foram aplicados questionários. Os resultados obtidos com este estudo foram analisados tendo em conta as questões de investigação e o modelo de análise.
Storytelling is an ancient art, which involves a set of symbols and codes used in a similar way and with the same meaning, but adapted to each period throughout our history. Stories are, thus, told from generation to generation, acquiring different formulas as time goes by. Nowadays, we live in a world of screens and are surrounded by several types, starting with the screens of televisions and computers, and moving on to the screens of tablets, mobile phones, smartphones and mp3/mp4 players. It’s becoming increasingly relevant to integrate these devices in the process of teaching and learning, as they promote new ways of communication, learning, thinking and teaching, motivating children and students to play a more active role. The pressing need in using these devices, along with the importance of storytelling, lead us to conduct this study in an attempt to understand the potential of it’s integration in the teaching and learning process. The prime objective of this study is to contribute to a deeper perception of the potential of digital storytelling, using podcast technology in the development of learning, namely at the level of reading and writing competencies, for basic school students. The study was performed based on a research strategy supported by two major components: a review of literature and the usage of the case study “Tell us a story! Podcast in education”. With the goal of understanding, as best as possible, the potential of digital storytelling using podcast technology, a mixed approach was adopted in the drafting of the study, as it uses both quantitative and qualitative data collection methods. In the first phase of the study interviews were used for data collection and in the second phase questionnaires were applied. The results achieved by this study were evaluated taking into account the investigation issues and the analysis model.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3473
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMCEM_MilenaJorge.pdf18,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.