Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3452
Título: Desenvolvimento da literacia estatística : uma abordagem no 3º ciclo
Autor: Campelos, Sandra
Orientador: Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Ensino básico
3º Ciclo
Ensino
Alunos
Literacia
Estatística
Probabilidades
Statistical thinking
Statistical literacy
Stochastic literacy
Teaching of statistics
Teaching of probability
Data de Defesa: 2014
Citação: Campelos, Sandra - Desenvolvimento da literacia estatística [Em linha] : uma abordagem no 3º ciclo. Lisboa : [s.n.], 2014. 324 p.
Resumo: Este estudo consiste num projeto de intervenção, implementado em três fases e que incidiu sobre os três anos que integram o 3º ciclo do Ensino Básico. Foi delineado com os objetivos de: caracterizar o sentido crítico e o pensamento estatístico dos alunos, face a dados provenientes de diferentes contextos disciplinares e do quotidiano; identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos ao interpretarem e produzirem informação estatística, no final do terceiro ciclo; e fornecer pistas sobre as ferramentas didáticas que poderão ser utilizadas para desenvolver as capacidades de interpretação e comunicação neste domínio. O design da investigação, apoiou-se numa metodologia de design experiments, e teve por base o mesmo grupo de alunos, acompanhados do 7º ao 9º ano de escolaridade, tendo a investigadora assumido também o papel de professora. Na primeira fase, implementaram-se três tarefas que procuraram, sobretudo, detetar potenciais dificuldades ao nível da organização e interpretação de dados fictícios e aplicados ao contexto do quotidiano; na segunda fase, as três tarefas implementadas tiveram, como objetivos principais analisar a capacidade de realização de um estudo estatístico e a capacidade de aplicação da Estatística a diferentes contextos; na terceira fase, as Probabilidades surgem destacadas, no sentido de compreender a literacia estocástica evidenciada pelos alunos. O estudo permite concluir que trabalhos estatísticos favorecendo a interação entre pares se revelam profícuos, assim como a utilização de dados reais, nomeadamente visando outros contextos académicos, o que vai de encontro às ideias de outros investigadores mencionados na contextualização teórica. Ao longo do estudo foram detetadas melhorias significativas ao nível do sentido crítico e do pensamento estatístico dos alunos. Embora ainda persistam algumas insuficiências, quando os dados pertencem a outros contextos académicos, constataram-se melhorias acentuadas ao nível da interpretação em contexto estatístico relacionado com o quotidiano, bem como na performance oral e escrita dos alunos, ao nível da comunicação e argumentação, em situações de debate.
This study is an intervention project implemented in three phases and which focused on the three years that comprise the 3rd cycle of basic education. It was drawn with the following objectives: characterizing the critical sense and statistical thinking of students, confronted with data from different disciplinary and everyday contexts, identifying the main difficulties encountered by the same students when interpreting and producing statistical information at the end of the 9th form and providing clues about the teaching tools that can be used to stimulate interpretation and communication skills in this area. The design research was supported by a methodology of design experiments, and was based on the same group of students, followed from the 7th to the 9th grades, by the researcher that also assumed the role of a teacher. In the first phase were implemented three tasks that sought primarily to detect potential problems in the organization and interpretation of dummy data applied to everyday life contexts; in the second phase the three tasks implemented aimed at analyzing the ability to perform a statistical study and apply Statistics to different contexts; in a third stage the Probabilities appear highlighted in order to understand the stochastic literacy manifested by the students. The study concludes that statistical work, which encourages peer interaction, as well as the use of real data with particular reference to other academic contexts, which follows the ideas of other researchers mentioned in the literature review, is quite profitable. Throughout the study, the critical reasoning and statistical thinking of the students showed improvements. Although some weaknesses still persist, when the data belong to other academic contexts, there was significant enhancements in students’ interpretation in the daily statistical context, in written and oral performances, namely in the communication and argumentation in debate situations.
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3452
Aparece nas colecções:Educação / Education

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