Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3437
Título: Cenários de futuro na educação a distância e elearning no ensino superior em Portugal : estudo exploratório
Autor: Costa, Angelina
Morgado, Lina
Palavras-chave: Ensino a distância
Elearning
Ensino superior
investigação
Inovação
Distance education
Higher education
Research projects
Innovation
Data: Fev-2014
Editora: Teresa Bettencourt
Citação: Costa, Angelina; Morgado, Lina - Cenários de futuro na educação a distância e elearning no ensino superior em Portugal : estudo exploratório. "Indagatio Didactica" [Em linha]. Vol. 6, Nº 1 (2014), p. 60-79
Resumo: O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e na construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos, concretamente na área da educação e das tecnologias, são fatores que têm feito emergir necessidades de análise, de avaliação e de reflexão da produção científica, tornando-as tarefas substanciais da comunidade académica. Com este estudo pretende-se esboçar cenários de futuro na educação a distância e elearning, no ensino superior, olhando para a situação de Portugal no contexto europeu. Foram definidos três momentos de investigação. Num primeiro momento, pretende-se delinear o estado da arte da investigação sobre educação a distância e elearning, no ensino superior, mas ir para além dele, num segundo momento, convocando a discussão e a reflexão dos protagonistas no processo. Num terceiro momento, pretende-se confrontar as perspetivas nacionais com as perspetivas de especialistas europeus neste domínio. Ainda em processo de investigação, apresenta-se aqui o design do estudo e resultados preliminares e parciais da fase 1 de investigação.
Higher education experiments complex moments of change in a worldwide extent. With the exponential development of technology and, therefore, the distance education and elearning, new publics have access to this level of education. Other factors like being, by its nature, a space for innovation in the relationship and construction of knowledge, scientific developments, particularly in education and technology, contribute to emerging needs analysis, evaluation and reflection of the scientific production, making it the substantial tasks of the academic community. This study aims to outline scenarios of future in distance education and elearning, in higher education, looking at Portugal’s position in the European context. It has been defined three stages of investigation. Initially, it is intended to outline the state of the art of research on distance education and elearning, in higher education, but go beyond, in a second moment, summoning discussion and reflection of the protagonists in the process. Thirdly, the prospects of national and European perspectives of specialists in this field will be faced up. Still in the research process, we present here the global design of the study and preliminary and partial results of phase 1 research.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3437
ISSN: 1647-3582
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Artigos em revistas / Papers in journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
costa_linamorgado_february2014.pdf214,47 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.