Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3434
Título: Comunidades de aprendizagem emergentes : uma abordagem à educação disruptiva
Autor: Spilker, Maria João
Nascimento, Lauriza
Palavras-chave: Educação disruptiva
Ambientes pessoais de aprendizagem
Recursos educacionais abertos
Práticas educacionais abertas
Cursos online massivos abertos
Data: Nov-2013
Citação: Spilker, Maria João; Nascimento; Lauriza - Comunidades de aprendizagem emergentes : uma abordagem à educação disruptiva. In Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), 15, Viseu, 2013 - "Simpósio ...[Em linha] : atas". [S.l.] : [s.n.]. [s.d.]. p. 1-6
Resumo: Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre ambientes de aprendizagem e a sua força inovadora e disruptiva, quer a nível do indivíduo aprendente, bem como no âmbito das políticas institucionais.Parte-se de questões orientadoras e explora-se as implicações advindas do acesso aberto e universal ao saber para o aprendente e as instituições de ensino superior, até hoje, detentoras do conhecimento e de sua transmissão. Pretende-se, por conseguinte, ser um contributo para com as futuras reflexões acerca dos ambientes pessoais e institucionais de aprendizagem em linha, quando em movimento de abertura, de inovação disruptiva, os quais se caraterizam por uma natureza desconstrutiva e permissiva ao input da inteligência coletiva, nomeadamente a nível de recursos e práticas educacionais, implementadas na consideração à aprendizagem na Sociedade em Rede.
Descrição: Simpósio Internacional realizado em Viseu de 13 a 15 de novembro de 2013
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3434
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013 - SIIE - Artigo - EduDisruptiva - VeryFinalVersion.pdf202,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.