Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3432
Título: Utilização no ensino online de produtos multimédia na perspetiva digital storytelling
Autor: Fonseca, Susana Monteiro dos Santos de Sousa
Orientador: Pereira, Alda
Relvas, Maria de Jesus C.
Palavras-chave: Contador de histórias
Leitura
Criatividade
Voz
Oralidade
Novas tecnologias
Tecnologia digital
Materiais multimédia
Digital storytelling
Creativity
Education/teaching
Motivation
Renaissance learning
Technologies
Data de Defesa: 2014
Citação: Fonseca, Susana Monteiro dos Santos de Sousa - Utilização no ensino online de produtos multimédia na perspetiva digital storytelling [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 159 p.
Resumo: A arte de contar histórias é intemporal e tem atravessado gerações. Nos dias de hoje, mantém-se o interesse nesta arte, apenas se alteraram os formatos das histórias. Assim sendo, deparamo-nos com um leque de produtos multimédia que vêm colorir a forma como as narrativas se apresentam. O Digital Storytelling permite combinar essa arte de contar histórias com as novas tecnologias, aliando a narrativa ao elemento digital, com áudio, vídeo e diversificados elementos multimédia que temos ao dispor. Esta dissertação foca o papel do Digital Storytelling no ensino e a forma como este pode complementar os conteúdos lecionados, favorecendo a motivação e um maior envolvimento no processo de ensino-aprendizagem. A investigação iniciou-se com a criação de guiões de Digital Storytelling sobre alguns conteúdos da Unidade Curricular de Sociedade e Cultura Inglesas I, das Licenciaturas em Línguas, Literaturas e Culturas – Variante de Línguas Estrangeiras, Línguas Aplicadas e Estudos Europeus, que resultaram na construção de três produtos multimédia, mais especificamente três vídeos, elaborados pela equipa técnica da Universidade Aberta. Estes vídeos foram posteriormente utilizados como recurso didático de suporte à lecionação dos respetivos conteúdos, e a eficácia e o impacto da sua utilização nas estratégias de aprendizagem foi avaliada pelos aprendentes. A partir da recolha metodológica dos resultados, mostro o impacto que a utilização do Digital Storytellig teve num ambiente concreto de aprendizagem, demonstrando a sua potencialidade enquanto recurso de aprendizagem.
The art of storytelling is timeless and has crossed generations. Nowadays, though the interest in this art subsists, the formats of the stories have changed. Thus, we are presented with a wide range of multimedia products that brings colour to the way the narratives are represented. Digital Storytelling allows you to combine the art of storytelling with new technologies, by joining the narrative element with digital audio, video and the diversity of available multimedia elements. This dissertation focuses on the role of Digital Storytelling in education and how it can complement the contents that are taught, encouraging motivation and a more effective involvement in the teaching-learning process. This research began with the creation of Digital Storytelling scripts on some of the contents taught in the curricular unit English Society and Culture I of the Degrees in Languages, Literatures and Cultures – Variant of foreign Languages, in Applied Languages and in European Studies, which resulted in the construction of three multimedia products, namely three videos, produced by the Universidade Aberta technical team. These videos were used as didactic resources to support the teaching practice of their respective contents. The effectiveness and impact of their use on the learning strategies were evaluated by the learners. The methodological collection of outcome data made evident the impact that the use of Digital Storytelling had in a specific learning environment, demonstrating its potential as a learning resource.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3432
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMCEM_SusanaFonseca.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.