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Título: A dança no contexto educativo : um espaço de inclusão : contributos da modalidade artística de dança na Região Autónoma da Madeira para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais
Autor: Gouveia, Sónia Maria Sá de
Orientador: Seabra, Filipa
Barral, José Henrique Amoedo
Palavras-chave: Educação artística
Educação inclusiva
Ensino básico
1º Ciclo
Dança
Educação especial
Necessidades educativas especiais
Desenvolvimento da criança
Art
Education
Dance
Inclusion
Data de Defesa: 2014
Citação: Gouveia, Sónia Maria Sá de - A dança no contexto educativo [Em linha] : um espaço de inclusão : contributos da modalidade artística de dança na Região Autónoma da Madeira para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vol.
Resumo: A fusão da arte com a educação inclusiva constitui um dos desafios proeminentes com impacto nestas duas áreas. A dança, enquanto instrumento didático/pedagógico e através do processo de ensino-aprendizagem, pode ser utilizada na valorização das potencialidades dos alunos, como tal, entendemos fundamental incluir e utilizar a modalidade artística da dança no contexto educativo. O estudo incide sobre um grupo de 8 alunos (dos 8 aos 12 anos) com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma Escola Básica de 1º ciclo na Região Autónoma da Madeira (RAM), com os quais trabalhamos na modalidade de dança do complemento curricular, incluída na disciplina de expressão musical e dramática. Pretendemos responder à seguinte questão de partida: Em que medida a modalidade artística de dança promovida junto de crianças de Ensino Básico de 1º ciclo com NEE, na RAM, pode ajudar a desenvolver competências na esfera motora e social? Para tal, delineámos os seguintes objetivos: Verificar a perspetiva dos vários intervenientes sobre o programa de dança trabalhado com estas crianças, como modalidade artística e como meio de expressão e comunicação; Averiguar se, na perspetiva dos vários intervenientes, este programa contribui para o desenvolvimento das crianças a nível motor e a nível social; Analisar a perspetiva dos intervenientes sobre os impactos do programa em causa como instrumento para permitir a inclusão das crianças com NEE. O estudo desenvolveu-se numa espiral de ciclos de planificação, ação, observação e reflexão, assente na metodologia de Investigação-Ação, através da metodologia qualitativa, utilizando diferentes técnicas (observação participante e entrevista) e instrumentos de recolha de dados (grelha de observação, registo vídeo, notas de campo e guiões de entrevista). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir sobre o impacto da modalidade a nível motor (aquisição de várias competências, mais mobilidade física e mudanças corporais); a nível social (aproximação dos alunos, respeito pelas diferenças, mudanças de atitudes e cumprimento de regras); bem como a nível de integração (a dança junta todos, facilita o convívio, há uma partilha de vivências e valorização pessoal).
The fusion of art with inclusive education for all is one of the most prominente challenges with impact in these both areas. The dance, while didactic / pedagogic instrument and through the teaching-learning process, can be used in the appreciation of the potential of the students. As such, we believe that is essential to include and use the artistic form of dance in the educational context. The study focuses on a group of 8 students (from 8 to 12 years) with Special Educational Needs (SEN) of a Primary School in the Autonomous Region of Madeira (RAM), with whom we worked the dance modality in the Curricular Complement included in the discipline of Musical and Dramatic Expression. We intend to answer the starter question: In what extent dance, as an artistic modality promoted to children of Primary Education with SEN, in RAM, can help develop their own motor and social skills? To this end, we outlined the following objectives: To assess the various stakeholders perspective about the dancing program developed with these children, as an artistic modality and as a form of expression and communication; Ascertain if, from the perspective of the various stakeholders, this program contributes to the children development relative to motor and social level; Analyze the stakeholders perspective on the impacts of this program as a tool to promote the inclusion of children with SEN. This study was developed in a spiral of planning cycles, action, observation and reflection, based on the Research-Action methodology, through a qualitative approach, using different techniques (participant observation and interview) and instruments for data collection (observation grids, video recording, field notes and interview guides). The results allowed us to conclude about the impact of the modality on the motor level (acquisition of various skills, more physical mobility and body changes); on the social level (greater empathy among students, respect for differences, changes in attitudes and respect for rules); as well as on the integration level (the dance joins all together, facilitates interaction, there’s a sharing of experiences and personal appreciation).
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3427
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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