Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3407
Título: O impacto da escola no desenvolvimento local no concelho do Fundão : o caso do pastel de cereja
Autor: Cerdeira, Maria Alcina Domingues
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: Escola de Hotelaria e Turismo
Desenvolvimento regional
Projeto Educativo de Escola
Ensino profissional
Relações escola-comunidade
Fundão
Local development
Pastel de cereja
Pedagogical technical project
Data de Defesa: 2013
Citação: Cerdeira, Maria Alcina Domingues - O impacto da escola no desenvolvimento local no concelho do Fundão [Em linha] : o caso do pastel de cereja. Lisboa : [s.n.], 2013. 200 p.
Resumo: O desenvolvimento de uma região passa essencialmente pela natureza da respetiva economia local. O desenvolvimento local, enquanto ação concertada deve levar a uma tomada de consciência acerca das potencialidades locais, promovendo, iniciativas geradoras de riqueza e de emprego que correspondam a um plano local de desenvolvimento integrado onde estejam previstas estratégias e metodologias de ação, potenciadoras de uma melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes. A construção de um Projeto Técnico Pedagógico, numa Escola de Hotelaria e Turismo, é coresponsabilidade entre vários atores, direta ou indiretamente envolvidos no processo educativo e formativo (Turismo de Portugal, escolas comunidade, autarquias, instituições culturais, movimento associativo, etc.), tendo como finalidade, por um lado, melhorar a qualidade nacional de formação e por outro melhorar o prestígio das profissões, ou seja, formar, qualificar e certificar os Recursos Humanos do Turismo. Esta qualificação da educação e do ensino deve ser encarada, numa perspetiva de otimização de recursos locais importantes para o processo educativo, mas também para apoiar e incentivar o empreendedorismo, logo a participação da comunidade no processo educativo e formativo, contribuindo para uma nova prática educativa local, apostando na inovação e criatividade de modo a que toda a região possa usufruir de uma melhoria de qualidade de vida e, simultaneamente, de um desenvolvimento sustentável. O objetivo desta investigação foi analisar o impacto que a Escola, nomeadamente através do seu Projeto técnico pedagógico - criação do Pastel de Cereja da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, teve nos processos de desenvolvimento de uma comunidade rural de baixa densidade como o concelho do Fundão. O trabalho resultou de uma pesquisa suportada pelo método qualitativo, recorrendo a diferentes técnicas de recolha de dados: pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A análise realizada permitiu responder ao objetivo definido e confirmar se o Projeto Técnico Pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo, nomeadamente através da conceção, produção e distribuição do Pastel de Cereja, tiveram impacto no desenvolvimento local, uma vez que está de acordo com os princípios do mesmo e apresenta resultados que correspondem às necessidades do território e da comunidade, mostrando-se, assim, como um fator de grande pertinência na fomentação de desenvolvimento local.
The development of a region is mainly affected by its local economy. Acting in cooperation with the local economy, local development should raise awareness of the potential of the local economy, in order to promote the generation of wealth and employment. It should employ a local integrated development plan, with strategies, methodologies and actions aimed at improving the quality of life of its inhabitants. Developing a Pedagogical Technical Project in a Hotel and Tourism School is the joint responsibility of several participants who are involved either directly or indirectly in the teaching and training process (Turismo de Portugal, community schools, municipalities, cultural institutions, associative movements, etc.). On one hand, it aims to improve the quality of national training and on the other hand, it aims to increase the status of the workers, that is “to train, qualify and certify those working in Tourism Human Resources” (Technical - Pedagogical Project 2011/2014, at Escola de Hotelaria do Fundão)). This qualification in education and teaching should be focused on optimizing local resources which are important to the teaching process, but it should also support and encourage entrepreneurship. The participation of the community in the training process should be seen as a shared responsibility, contributing to a new local educational practice, recognizing the innovation and creativity of all participants so that the whole region is better able to benefit from an enhanced quality of life and simultaneously, to promote development. The aim of this study is to analyze how the production of the pastel de cereja at Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão contributes to the development of a rural community, particularly in the county of Fundão, which has a low population density. This research work was done by using the qualitative method, using different methods of collecting data: desk research, participant observation and semi-structured interviews. The aim of the study was achieved, proving that the distribution and production of the pastel de cereja assists local development in a manner that is consistent with the concept examined in this study, matching the needs of the region and of the community. It is key to fostering local development.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3407
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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