Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3401
Título: A utilização de plataformas móveis em ambientes escolares
Autor: Carvalho, Carlos Fernando Esperança dos Reis
Orientador: Rocio, Vitor
Palavras-chave: Educação
Multimédia
Tecnologia da informação e comunicação
Dispositivos móveis
Joomla
Android
ICT and education
Tablet
Data de Defesa: 2013
Citação: Carvalho, Carlos Fernando Esperança dos Reis - A utilização de plataformas móveis em ambientes escolares [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 64 p.
Resumo: A rápida disseminação de equipamentos móveis nas escolas por parte dos alunos, o seu custo acessível, aliados à fácil utilização, apresentam-se como uma potencial ferramenta pedagógica em complemento de outras tecnologias já existentes nas escolas e apoiadas pelo Plano Tecnológico da Educação. Esta dissertação propõe analisar a situação atual nas escolas no que aos equipamentos móveis diz respeito, e por outro lado tirar partido das disciplinas de opção com um cariz essencialmente prático, colocando esses alunos a trabalhar para a comunidade, quer escolar quer mesmo local, numa metodologia de investigação, ação, reformulação e cooperação entre os diferentes elementos do grupo de projeto e o professor, utilizando para isso como metodologia de investigação o Design Based Reseach. Como produto final, foi efetivada a conceção de um site web como ferramenta pedagógica para poder ser utilizado na escola ou no exterior, com recurso a plataformas móveis. Os alunos que foram envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de se sentir úteis, mais motivados e com a sensação de que valeu a pena o esforço e dedicação.
The rapid spread of mobile equipment in schools, easy to use and with affordable prices for students, makes them a potential teaching tool, complementing other existing technologies in schools and being supported by the Portuguese Technological Plan for Education. This thesis aims to analyze the current situation in schools in relation to mobile equipment and, on the other hand, to use optional pratical courses on ICT, by encouraging their students to work for the benefit of the school and local community, conducting activities of research, action, reformulation and cooperation between the different elements of the project group and the teacher, using the Design Based Reseach methodology. The final product was the creation of a site as a pedagogical tool, to be used in school or outside in conjunction with mobile platforms. Students involved in the project had the oportunity to feel useful, more motivated and with the feeling that it was worth the effort and dedication.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3401
Aparece nas colecções:Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia / Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Carlos_Carvalho.pdf769,69 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.