Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3385
Título: O Projeto de Animação da Leitura Incentiv(arte) : estudo exploratório de ação-investigação em Baião
Autor: Silva, Liliana Marlene Madureira da
Orientador: Martins, Amílcar
Palavras-chave: Bibliotecas municipais
Projetos de leitura
Promoção da leitura
Criação artística
Animação cultural
Animation and promoting reading
Storyteller
Library
Art and education
Artistic expressions
Data de Defesa: 2013
Citação: Silva, Liliana Marlene Madureira da - O Projeto de Animação da Leitura "Incentiv(arte)" [Em linha] : estudo exploratório de ação-investigação em Baião. Marco de Canaveses : [s.n.], 2013. 193 p.
Resumo: O trabalho de investigação apresentado integra-se na área das Ciências da Educação, nomeadamente, no campo da Arte e Educação. Centra-se no projeto de Animação da Leitura “Incentiv(arte)”, desenvolvido na Biblioteca Municipal de Baião, durante os meses de férias de verão (junho a setembro de 2012). Destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, possibilitou também a participação de toda a comunidade. Teve como objetivo incentivar à leitura e permitir o contacto com as expressões artísticas, demonstrando às crianças e comunidade a importância de ambas como forma de desenvolvimento pessoal. Com este estudo pretendemos fundamentar, descrever, analisar e avaliar o impacto do projeto, tendo em conta a relevância e a participação das crianças e da comunidade, percebendo em que medida as atividades de animação da leitura integradas no projeto “Incentiv(arte)” poderão ter proporcionado experiências relevantes de contacto com a leitura e com as expressões artísticas, porventura consideradas como positivas pelos participantes e pela comunidade. De modo a que o projeto de investigação-ação se transformasse em objeto de estudo, possibilitando a reflexão crítica, o estudo empírico teve uma natureza descritiva e interpretativa, centrando-se numa metodologia de análise qualitativa. Esta narrativa resultou da recolha, análise e interpretação dos dados emergentes da observação participante, diário de bordo, questionários, registo fotográfico e registo videográfico, os quais permitiram obter informação em profundidade, fazendo sobressair elementos significativos para o referido estudo. Os resultados obtidos demonstraram o grau de relevância e de participação atingidas, bem como o impacto que o projeto de investigação-ação “Incentiv(arte)” obteve junto dos participantes e da comunidade. Foi possível verificar que as atividades resultaram como via promotora de desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças, estimulando a comunicação, a educação para a sensibilidade, para a cidadania, a expressão e criatividade. Verificou-se também a aproximação da comunidade à biblioteca, resultando numa interação: participantes-família-comunidade-biblioteca.
The research presented is part of the area of Educational Sciences in particular in the field of Art and Education. It focuses on the design Animation Reading "Incentiv(art)," developed in the Municipal Library of Baião, during the months of summer vacation (June-September 2012). Aimed at children aged between 6 and 12 years, also allowed the participation of the whole community. Aimed to encourage reading and to allow contact with the artistic expressions, showing the children and the community the importance of both as a means of personal development. With this study we intend to justify, describe, analyze and evaluate the impact of the project, taking into account the relevance and participation of children and the community, realizing the extent to which planned activities of the project integrated reading "Incentiv(art)," may have provided relevant experiences of contact with the reading and artistic expressions, perhaps regarded as positive by the participants and the community. So that the action research project became the object of study, enabling critical reflection, empirical study had a descriptive and interpretive, focusing on a methodology of qualitative analysis. This narrative resulted from the collection, analysis and interpretation of data emerging from participant observation, logbook, questionnaires, photographs and recording the video recording, which allowed us to obtain in-depth information, bringing out significant elements to this study. The results showed the degree of relevance and participation achieved, as well as the impact that the action-research project "Incentiv(arte)," obtained from participants and the community. It was possible to verify that activities resulted as a means of promoting development, learning and wellbeing of children, encouraging, communication, education for sensitivity to citizenship, expression and creativity. It was also the approach of the community the library, resulting in an interaction: participantsfamily- community-library.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3385
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TMAE_Liliana Silva.pdf12,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.