Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3370
Título: A Wikipédia como recurso educacional aberto : conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online
Autor: Pestana, Filomena
Orientador: Cardoso, Teresa
Palavras-chave: Ensino superior
Ensino online
Recursos educacionais abertos
Wikipédia
Web 2.0
Professores
Estudantes
Wikipedia
Open educational resources
Online higher education
Perceptions and practices
Data de Defesa: 2014
Citação: Pestana, Filomena - A Wikipédia como recurso educacional aberto [Em linha] : conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online. Lisboa : [s.n.], 2014. 203 p.
Resumo: A Wikipédia faz parte do quotidiano da atual sociedade. Embora seja utilizada amplamente por estudantes, nomeadamente os universitários apresenta, numa população que profissionalmente se integra num quadro educacional, um certo descrédito e alguma subvalorização quanto à sua utilização. No entanto, este cenário tem vindo a evoluir de forma positiva, já que nalguns países existe um número crescente de académicos que reconhece a sua mais-valia como ferramenta potenciadora e construtora de conhecimento. Neste sentido, entendeu-se pertinente desenvolver um estudo para compreender a perceção que professores e estudantes do Ensino Superior Português possuem deste Recurso Educacional Aberto e a forma como o integram no seu quotidiano, nomeadamente em contexto educativo. Metodologicamente optou-se por uma abordagem multimodal (quantitativa e qualitativa), de índole descritiva. Partindo da revisão da literatura, foram desenvolvidos dois inquéritos por questionário disponibilizados online. Num questionário foram inquiridos os professores universitários, no outro, os estudantes universitários. Foi possível concluir, da análise dos dados recolhidos, que os dois públicos-alvo acedem e têm uma conceção positiva relativamente ao projeto Wikipédia. Constata-se, no entanto, ser ainda residual a respetiva utilização frequente nas práticas letivas. Verificou-se, ainda, que os estudantes a adotam tanto para trabalho académico como para trabalho não académico, sendo que os docentes a assumem preferencialmente para pesquisa de informação de teor não académico. No que à credibilidade diz respeito, se para os estudantes é assumido mais facilmente a integral correção dos artigos, constata-se alguma reserva por parte dos docentes quanto à correção da informação. Em suma, embora as conceções e as práticas dos estudantes e dos professores do ensino superior inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente neste contexto educacional.
Wikipedia is part of daily life in our society. Although it is widely used by students, including university students, it can often be disregarded and its use neglected even by professionals in an educational context. However, this scenario has evolved positively, since in some countries there is a growing number of scholars who recognize its added value as an enabler tool for the construction of knowledge, far from the initial perception that identified Wikipedia as a barbarian invading the ivory tower. Thus, it is important to develop studies in order to understand the perception that teachers and students in higher education have towards this Open Educational Resource and the way they integrate it in their daily lives, namely in the educational context. Methodologically, a multimodal approach (combining quantitative and qualitative perspectives), with a descriptive focus, was adopted. Framed by the literature review, two surveys by questionnaire were developed and made available online, one for professors and the other for students, from a Portuguese University. The data was treated statistically, and when necessary by means of content analysis. It is possible to emphasize, from the data analysis, that the two target groups access and have a positive conception of the Wikipedia. However, they still seldom use it in teaching and learning practices. In addition, it was observed that students use Wikipedia both for academic and non-academic work, and teachers preferably to search for information of non-academic content. As for its credibility, students more easily assume the full correction of the Wikipedia articles, whereas the professors tend to question its accuracy. To conclude, even though the conceptions and the practices of Higher Education students and teachers are favourable to the Wikipedia project, further work is needed so it can consistently become part of educational activities.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3370
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FPestana-Dissertacao_MPeL-2014.pdf8,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.