Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3322
Título: Olhares sobre a (in)disciplina dos alunos : um contributo dos pais/encarregados de educação dos 2º e 3º Ciclos e Assistentes Operacionais da Escola Professor Reynaldo dos Santos
Autor: Fernandes, Luísa Maria Lourenço
Orientador: Ferreira, Manuela Malheiro
Ramos, Maria do Rosário
Palavras-chave: Gestão de estabelecimentos de ensino
Organização escolar
Disciplina
Problemas de comportamento
Perceção
Pessoal da educação
Pais
In/disciplines
Parents
School attendants
School context
Prevention
Data de Defesa: 2014
Citação: Fernandes, Luísa Maria Lourenço - Olhares sobre a (in)disciplina dos alunos [Em linha] : um contributo dos pais/encarregados de educação dos 2º e 3º Ciclos e Assistentes Operacionais da Escola Professor Reynaldo dos Santos. [Lisboa] : [s.n.], 2014. 393 p.
Resumo: A in/disciplina escolar, nas suas múltiplas manifestações, integra o dia-a-dia de qualquer ator educativo e de qualquer estabelecimento de ensino. Pela sua transversalidade/universalidade e relevo social, pela complexidade e carga subjetiva inerentes, pela repercussão sobre todo o processo de ensino-aprendizagem e também pelas emoções que suscita, a in/disciplina não constitui apenas uma temática recorrente da comunicação social; é, também, objeto de variadas abordagens, pela comunidade académica. Enquanto encarregada de educação e professora, sensível à heterogeneidade da comunidade educativa e à mais-valia que cada um pode constituir na procura de sugestões para a abordagem da in/disciplina escolar, pretendemos, com o presente estudo, à luz do enquadramento teórico, compreender a perceção dos pais e encarregados de educação dos alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Professor Reynaldo dos Santos e dos assistentes operacionais, sobre este fenómeno, quer em termos gerais, quer, a um nível, mais particular, relativamente à escola: conceito de in/disciplina e sua evolução; tipos de indisciplina, causas e consequências; estratégias e papel dos diversos agentes educativos e propostas de intervenção. Nesta investigação, de índole qualitativa e quantitativa, recorremos ao inquérito por questionário e à entrevista semiestruturada para a recolha de dados: no primeiro caso, relativos aos encarregados de educação e, no segundo, relativos à assistente operacional e à encarregada de educação que exerceu voluntariado na escola, nessa área. Para a caracterização da escola/agrupamento, consultámos, igualmente, documentos estruturantes da escola e registos vários. Os resultados obtidos confirmam a importância da in/disciplina para os encarregados de educação e assistentes operacionais e refletem, como pretendido, os seus “olhares” sobre este fenómeno e a sua disponibilidade para participar.
School in/discipline, in its various forms, is part of the daily life of any educator and any school context. Due to its transversality/universality and social relevance, to its complexity and inherent subjective load, as well as to its repercussion on all the learning-teaching process, and also because of all the emotions that it arouses, it does not constitute only a recurrent issue of the media; it is also the object of various approaches by the academic community. As a parent and a teacher, sensitive to the heterogeneity of the educational community and the added value that each person can bring when looking for suggestions towards the approach of school indiscipline, we intend, with this study, considering the theoretical framework, understand the pupils’ parents and tutors of the second and third stages of basic education and the school attendants at Escola Professor Reynaldo dos Santos’ perception about this phenomenon, in general terms, as well as at a more particular level, about school: the concept of in/discipline and its evolution, types of indiscipline, causes and consequences, strategies and the role of the several educational participants and proposals of intervention. In this investigation, of qualitative and quantitative character, we have turned to the questionnaire and the semistructured interview to collect data: in the first case, we have used it with the parents and, in the second case, it was used with the school attendants and a parent doing voluntary work in that area, in the school. To characterise the school and the schools cluster, we have collected data from the school structuring documents and other registers. The data obtained confirm the importance of in/discipline for the parents and school attendants and reflect, as intended, their opinion about this phenomenon and their availability for personal involvement.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3322
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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